By: Administrador PPGET extensão -- Publicado em: 31/07/2018 22:33

Aluno do MPET realiza palestra sobre Design Thinking na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA)

Nesta segunda-feira (30), o aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), Amarinildo Osório, realizou uma palestra sobre “Design Thinking na Educação” para professores e pesquisadores da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), da Universidade do Estado Amazonas (UEA). A palestra aconteceu durante o X Seminário de Formação Docente da ESA/UEA, e reuniu cerca de 50 participantes de diversas áreas da saúde, entre elas: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Psicologia, Farmácia, Biologia e Biomedicina. Os participantes puderam conhecer como essa abordagem vem sendo empregada na educação para tratar de diversos temas relacionados ao ensino como aprendizagem por projetos e mudanças curriculares, para tratar de temas como bullying e evasão escolar, além de outras aplicações e experiências relatadas em âmbito nacional e internacional. Osório é orientando da Profa. Dra. Andréa Mendonça e estão realizando um trabalho de dissertação sobre o Design Thinking (DT) na área de Publicidade e Propaganda. Na oportunidade, como resultado desta pesquisa, as alunas Amanda Sales e Luana Vale, do Curso Superior de Publicidade do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro, apresentaram um projeto publicitário desenvolvido com o uso do DT. A palestra durou cerca de três horas e, ao final, houve um momento para interação com os participantes. “Foi uma experiência muito significativa, onde podemos discutir como o DT pode trazer contribuições importantes para inovações e melhorias no ensino”, finalizou Osório.

Participaram cerca de 50 professores e pesquisadores de diferentes áreas da saúde.

O que é Design Thinking (DT)?
É uma abordagem ou modelo mental focada no ser humano e voltada à resolução de problemas complexos. O DT vem sendo utilizado no mundo dos negócios e na educação para diferentes aplicações, com o propósito de gerar inovação e trabalhar valores como a empatia, a experimentação e a prototipação de projetos.