By: Administrador PPGET Congresso de Educação -- Publicado em: 04/06/2018 14:48

Aluno do MPET ministra curso de Design Thinking no Intercom Norte, em Vilhena/RO

No período de 22 a 24 de maio, o aluno do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET-IFAM), Amarinildo Osório, participou do XVII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte, em Vilhena (RO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Na terça-feira (22), Osório ministrou a oficina “Design Thinking aplicado a projetos publicitários” para alunos de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) da região Norte. Entre os participantes, estavam alunos dos cursos de graduação das áreas de Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Rondônia.
A oficina teve carga horária total de 8 (oito) horas, sendo dividida em dois momentos: pela manhã, com imersão em conteúdos teóricos e dinâmicas que possibilitaram trazer uma visão geral de inovações na área de projetos publicitários, bem como conteúdos relacionados aos conceitos, fases e ferramentas do Desing Thinking (DT). À tarde, foram realizadas experiências práticas, com o estudo de cases que evidenciavam aplicações do DT.
Como atividade final, os alunos iniciaram a resolução de um projeto voltado a promover uma melhor experiência do turismo em Vilhena. Combinando técnicas e seguindo as fases do DT, foi possível desenhar algumas estratégias. “Essa atividade foi apenas um start, de modo que as discussões puderam trazer uma vivência prática do DT e relacionar essas aplicações a um problema real, com o objetivo de contribuir com a melhoria do turismo local”, comentou Osório.

Apresentação de artigos e troca de experiências

O aluno do MPET também apresentou, na Divisão Temática Publicidade e Propaganda, o artigo “Uma proposta de ensino-aprendizagem para desenvolvimento de projeto publicitários com Design Thinking”. “Foi uma experiência bem positiva, onde pudemos apresentar o detalhamento da proposta, incluindo ementa, planejamento de ensino e recursos utilizados, visando novas aplicações por professores da área de publicidade e propaganda”, relatou.
Na oportunidade, Osório também apresentou outros dois artigos na Intercom Júnior, também frutos do trabalho de dissertação, ainda em desenvolvimento, e que tem como orientadora a Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça. “Aplicamos um curso de Design Thinking para alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Publicitária do IFAM, em fevereiro deste ano. A partir dos projetos construídos pelos alunos durante o curso, conseguimos orientar duas equipes e gerar dois artigos, que foram bem aceitos no Congresso. Agora, o foco é melhorar esses trabalhos e submeter a aprovação do Intercom Nacional, que acontecerá em setembro”, finalizou o mestrando.

Sobre o evento

O Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte é realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais de comunicação de todo o país.
Anualmente, a Intercom realiza duas etapas do Congresso: Regional e Nacional. A programação congrega alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais das áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema e produção editorial.
A edição Norte 2018 foi realizada em Vilhena (RO), na Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, de 22 a 24 de maio, com o tema: “Desigualdades, Gênero e Comunicação​”. A etapa Nacional realizada na Universidade da Região de Joinville, em Joinville (SC), de 2 a 8 de setembro de 2018.