By: Administrador PPGET extensão -- Publicado em: 02/05/2019 15:23

Aluna do MPET profere palestra sobre Transtornos do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade

A Mestranda Kátia Cilene de Oliveira Silva proferiu palestra com a temática “Conhecendo o TDAH e o Autismo”,  realizada no dia 04 de abril numa escola de ensino infantil e fundamental situada no bairro São Francisco, tendo como público alvo pais e professores, da qual participaram 20 pessoas.
A palestra tive como objetivo orientar e capacitar os participantes em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O conteúdo programático constou de uma explanação sobre a definição, diagnóstico, tratamento e estratégias educacionais sobre esses dois Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com a DSM-5. Na oportunidade foram realizadas atividades práticas para conscientizar os participantes da importância em conhecer e trabalhar com a inclusão escolar de crianças que possuem TEA e/ou TDAH.
Por ser proferida numa a escola que atende alunos da educação infantil ao ensino fundamental, foram abordados diferentes tipos de estratégias educacionais que podem ser utilizadas para a aprendizagem de todos os alunos, bem como alguns métodos utilizados para promover o desenvolvimento social, de comunicação e comportamental dos alunos com TEA, como: Metodologia de Análise do Comportamento Aplicada – ABA (Applied Behavior Analysis); metodologia TEACCH, que aborda o tratamento e a educação para autistas e crianças com déficits de comunicação; e o método PECS, que consiste em um sistema de comunicação alternativo por troca de figuras (Picture Exchange Communication System – PECS).
Esta atividade se constitui numa extensão para a pesquisa da mestranda no MPET, onde se investiga sobre a formação de professores para a inclusão escolar, estando dentro da Linha 1 que aborda os Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico com foco na Educação Especial.