By: Administrador PPGET Apresentação de trabalho -- Publicado em: 23/10/2019 17:23

Aluna do MPET presenta Colóquio em Simpósio de Educação na UEA

O IX Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia (SECAM) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/ENS) foi aberto com o “Colóquio Ierecê Barbosa” pela mestranda Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, no último dia 09 de outubro, às 15h no Auditório Anexo da UEA da Escola Normal Superior.

A atividade integra a implantação do produto educacional, juntamente com a Oficina “Paradidático na (auto)formação continuada: um estudo em Ierecê Barbosa” ocorrido no dia 27 de setembro último, como uma das Oficinas ofertadas pelo V SETA/IFAM-CMC; sendo oriundas de sua pesquisa de mestrado em curso “Um Estudo em Ierecê Barbosa: as contribuições pedagógicas em “O Leilão”, orientada pelo prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga.

A dissertação trabalha aproximações entre a narrativa do romance paradidático “O Leilão” da professora pesquisadora amazônida Ierecê dos Santos Barbosa, e a pesquisa biográfica, utilizando a epistemologia da Educação pelo Exemplo de Carl G. Jung através dos Arquétipos, Função Transcendente e Processo de Individuação analisados no livro, na perspectiva das contribuições pedagógicas deixadas por Ierecê Barbosa (in memoriam).

O professor Washington Almeida (UEA) registrou que “A professora Ierecê é inesquecível” e a professora Caroline Barroncas (UEA) agradeceu o conteúdo onde “Com certeza nós vemos Ierecê através deste trabalho [de Carmen]”. A professora Mônica Costa – coordenadora geral do evento – comunicou que houve um grande número de parabenizações e agradecimentos pelo conteúdo do Colóquio como formativo para o público presente logo na abertura do SECAM, que tinha presença massiva dos professores da SEDUC – que também registraram falas no Colóquio – além do corpo docente e discente da referida Universidade. O trabalho assim também marca aproximações interinstitucionais entre o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (IFAM) e o Mestrado em Educação em Ensino de Ciências da UEA, na trajetória de Processos Formativos de Professores.