• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Administrador PPGET Uncategorized -- Publicado em: 01/12/2015 13:16

Primeira aluna aprovada pelo Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET)

Aconteceu na manhã de segunda-feira (30) a defesa de dissertação do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico – MPET/IFAM no auditório CDI no IFAM-CMC, intitulada “Narrativas de professores no Ensino Tecnológico”, apresentada por Alessandra Tomé. A banca examinadora foi composta pelo Professor Dr. Amarildo Menezes Gonzaga (orientador – IFAM), a Professora Dra. Ierecê dos Santos Barbosa (UEA) e a Professora Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo (IFAM).
12309915_1684502341763360_3659321541170975318_o
Alessandra Tomé demonstra seu orgulho após ter sua dissertação aprovada. “A sensação é de gratidão por conta das aprendizagens que foram construídas ao longo dessa caminhada. E agora se inicia um novo clico, por conta da aceitação que o público teve, e espero que ele (trabalho) contribua para outros professores em sua formação da forma que ele foi um processo rico para minha vida e estou contente e feliz por ser aprovada no mestrado”.
 

Conhecendo o Trabalho

O trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM – Campus Centro), que teve como questão principal compreender narrativas de professores em formação no referido mestrado, cujo desdobramento incidiu em indicadores, que foram utilizados como referenciais para a elaboração do site/blog Narrativa no MPET, pensado como recurso pedagógico, possível de ser utilizado em processos formativos de professores no ensino tecnológico. Neste percurso investigativo, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa da pesquisadora e as bases teórico-epistemológicas sobre pesquisa narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. A partir dos registros das vivências dos demais professores, sujeito da pesquisa, realizou-se o processo de Análise Textual Discursiva (ATD), subsidiada por Moraes e Galiazzi (2011) para obtenção de indicadores que serviram como referenciais para elaboração do produto. Além de contribuir para a problematização em novos processos de formação de professores e construção de conhecimentos no âmbito do Ensino Tecnológico.
Alessandra Tomé foi aprovada pela banca no dia 30/11/2015, estiveram presentes alunos do MPET/IFAM turma 2014 e 2015 além de convidados e familiares da mesma.
Fonte: Site do CMC/IFAM