By: Administrador PPGET Uncategorized -- Publicado em: 24/11/2015 17:37

Convite para a Primeira Defesa de Dissertação do MPET

O Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas tem a satisfação de convidar toda a comunidade para participar da Defesa de Dissertação intitulada “Narrativas de Professores no Ensino Tecnológico“, da mestranda Alessandra Tomé Campos, que ocorrerá no dia 30 de novembro de 2015, às 9h00min, no Auditório I do CDI – Campus Manaus Centro/IFAM, com a seguinte Banca:

Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga, Orientador (IFAM)

Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo, Membro Interno (IFAM)

Profa. Dra. Heloísa da Silva Borges, Membro Externo (UFAM)

Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro de Souza, Membro Interno Suplente (IFAM)

Profa. Dra. Ierecê Barbosa, Membro Externo Suplente (UEA)

Resumo da Dissertação:
O presente trabalho é resultante de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFAM- Campus Centro) que teve como questão principal compreender narrativas de professores em formação no referido mestrado, cujo desdobramento incidiu em indicadores, que foram  utilizados como referenciais para a elaboração do nosso produto, o site/blog Narrativa no MPET que foi pensado como recurso pedagógico, possível de ser utilizado em processos formativos de professores no ensino tecnológico. Neste percurso investigativo, buscou-se estabelecer um paralelo entre o registro da narrativa da pesquisadora e as bases teórico-epistemológicas sobre pesquisa narrativa subsidiada por teóricos como Clandinin e Connelly (2011), Ricoeur (2010), entre outros. A partir dos registros das vivências dos demais professores, sujeitos da pesquisa, realizou-se a o processo de Análise Textual Discursiva (ATD), subsidiada Moraes e Galiazzi (2011) para obtenção de indicadores que serviram como referenciais para elaboração do nosso produto. Por fim, espera-se que este possa contribuir para a problematização em novos processos de formação de professores e construção de conhecimentos no âmbito do Ensino Tecnológico.

Palavras-chave: Pesquisa Narrativa, Formação de professores e Ensino Tecnológico