• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Dissertações e Produtos

As dissertações e produtos estão disponíveis também no Repositório Institucional do IFAM. Para conhecer, clique aqui
Obs. Para consultar as dissertações defendidas pelos alunos da Turma 2014, utilize o link disponível no final desta página.

Turma 2021

Adriana Marisa Brandao da Silva
“Ensino de Biologia: proposta didática para o estudo da fauna aquática e semi-aquática amazônica em um espaço não formal”/ Produto: Conhecendo a fauna aquática e semi-aquática da Amazônia

Bruno Bufuman Alecrim
“Desenvolvimento da Habilidade Oral em Língua Espanhola com Uso de Histórias Digitais: Uma Proposta Na Perspectiva Do Ensino Crítico” / Produto: Histórias Digitais e Ensino Crítico: Orientações Didáticas para Professores de Língua Espanhola

Cristiane Pereira de Aguiar
“Metodologia BIM com uso da Realidade Virtual para o Processo de Ensino-Aprendizagem da Disciplina Arquitetura e Urbanismo do Curso de Engenharia Civil” / Produto: Integração do BIM com Realidade Virtual no Ensino de Projetos Arquitetônicos do Curso de Engenharia Civil

Dennys Teles Lopes 
“Avaliação Formativa: Uma Experiência de Formação de Professores Mediada por Tecnologia Digital de Informação e Comunicação no Município de Manacapuru” / Produto: Café com Formação: Reflexões sobre Avaliação da Aprendizagem na Perspectiva Formativa

Deyse dos Santos Marinho 
“Robot Solution: Um Kit para o Estímulo de Competências do Pensamento Computacional” / Produto: Guia Didático Robot Solution — A construção de projetos robóticos para o desenvolvimento de competências do Pensamento Computacional (Ensino Médio)

Fernanda Miranda de Oliveira
“Lixo Eletrônico: o meu e o Seu – E Agora! Como Proceder em Sala de Aula?” / Produto: Lixo Eletrônico nossa Responsabilidade – Uma oficina pedagógica para Cursos Técnicos em Informática da Educação Profissional e Tecnológica

Isabella Marcela Teixeira Laborda Mendes 
“Amazonglês: Uma Proposta para Aprendizagem Significativa de Vocabulário em Inglês no Ensino Fundamental” / Produto: Amazonglês: Guia Didático para auxiliar no Aprendizado Significativo de Vocabulário em Inglês

Isabele Fernanda Silva de Moraes 
“Produção de videoaulas com tradução em libras: tecnologia assistiva no ensino de Química” / Produto: Luz, câmera e inclusão: guia didático para professor

Izac Martins da Silva 
Experimentação remota e simulações 3D aplicadas ao estudo da propagação das ondas eletromagnéticas por meio da aprendizagem baseada em projetos / Produto: Navegando nas ondas eletromagnéticas: uma sequência didática de ABP voltada ao estudo da propagação dos raios X

Jony Alason da Silva Pessoa 
“Memórias Pedagógicas de Professores Ribeirinhos do Baixo Amazonas” / Produto: Oficina de memórias pedagógicas de professores ribeirinhos

Josiana Ferreira Belém 
“História em quadrinhos: uma alternativa didática para o ensino e aprendizagem de doenças causadas por helmintos”/ Produto: Educação em saúde a partir da produção de histórias em quadrinhos: guia didático

Kleber da Luz Bastos
“Uma sequência didática para o ensino do Modelo Padrão” / Produto: Uma Sequencia didática para o estudo do Modelo Padrão

Marcos Farias de Holanda
“Uma proposta de ensino-aprendizagem para interpretação de mapas temáticos para alunos do Ensino Fundamental II” / Produto: Geogênio – Explorando Mapas com Genialidade

Rafaela Fonseca da Silva
“Formação de Professores e Educação Antirracista a Partir de Narrativas (Auto) Biográficas” / Produto: Sankofa no Quilombo de São Benedito: Curso de Formação de Professores Negros para uma Educação Antirracista – Caderno para Formação de Professores Antirracistas

Rayka Justiniano de Figueiredo
“Imigrantes na Escola Pública de Manaus: Reflexões e Desafios na Perspectiva da Formação Docente” / Produto: Caminhos para uma Educação Intercultural

Roseny Bezerra da Silva
“A prática docente mediante aos desafios da implementação da Lei 13.415/2017: formação de professores para unidade curricular cultura digital” / Produto: Cultura digital em ação

Saaria Lad Lourenço Maciel
“Plantas Medicinais: Uma Proposta para o Ensino de Química e Biologia” / Produto: Plantas Medicinais – Práticas de ensino por uma abordagem química e biológica

Silvia Carvalho Vieira
“Pedagogia da Alternância e a Atuação Docente: Uma Experiência com o Proeja Indígena no IFAM Campus Maués (2018 – 2023)” / Produto: Pedagogia da Alternância no PROEJA Indígena – Princípios e Orientações para o Ensino Tecnológico

Ana Maria de Oliveira Araújo
“Planejamento Reverso e a Construção do Planejamento de Ensino: Uma Proposta para Estudantes de Licenciatura” / Produto: Planejamento de ensino e de aula: faça o seu!

Daniel Mota da Silva
“Experiências Investigativas da Prática Docente: As Oficinas Pedagógicas como Contribuição para Autoformação de Professores em Contexto de Ensino Tecnológico” / Produto: Conexões das Práticas Docentes: Uma Oficina Pedagógica para contar de si e ressignificar-se como Professor

Danielle Golvim da Silva Alencar
“Contar-se de uma professora resiliente: um processo como pretexto para efetivação da (auto) formação a partir de uma metodologia alternativa” / Produto: Podcast Raízes: o contar-se de professores em cartas autobiográficas

Denys Santos da Cruz
“Impressão 3D como Recurso para o Ensino e Aprendizagem de Citologia” / Produto: Curso de impressão 3D para professores e alunos de Biologia: orientações sobre o mundo da impressão 3D para inovar em sala de aula

Emma Paula Chavez
“Tornar-se Professor: Autoformação de Professores sob a Perspectiva do Patrimônio Cultural Docente” / Produto: Oficina On-line: Tornar-se Professor: seu patrimônio é seu legado! – Manual do Participante

Iara Batista da Silva
“Constituição de si e Formação Docente: reflexões (auto)biográficas de professores” / Produto: Constituição de si e no Professorar: reflexões (auto)biográficas e formação de professores – Oficina Pedagógica

Jonatas Brasil Lopes
“Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem para Produção de Textos de Divulgação Científica em Cursos de Licenciatura” / Produto: Curso Introdutório para Construção de Texto de Divulgação Científica – Guia Didático para Professores

Jairo Silva de Araújo
“Formação Continuada de Professores de Educação Física em Prevenção à Obesidade Infantil: Uma Proposta Formativa de Base Frankliana” / Produto: Curso de Formação para Professores de Educação Física: A Obesidade Infantil para além do Biológico

Kamila Freire de Oliveira
“Produção Oral em Língua Espanhola na Perspectiva do Ensino Crítico-Emancipatório: Uma Proposta de Curso EAD à Luz do Design Instrucional” / Produto: Desenvolvendo competências comunicativas & críticas em Língua Espanhola na EAD: um guia para professores

Laura Rocha Lima de Souza
“Tecendo Espirais, Entrelaçando e Partilhando Experiências de Vida-Formação: Tutores da Educação a Distância e seus percursos formativos (Construindo um Projeto de/para si)” / Produto: Tecendo Espirais, entrelaçando e partilhando experiências de vida-formação

Luciana do Nascimento Kettle
“Planejamento Financeiro para Projeto de Vida: Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem com Foco em Estudantes Finalistas do Ensino Médio” / Produtos: Portal Digital “Tô com Planos” / Tô com Planos – Canvas Projeto de Vida: Guia de Navegação

Maria Izaíra da Silva Gil
“Faces Identitárias da Mulher-Professora: Contribuições para a Formação Docente a partir da Narrativa Professoral Feminina” / Produtos: Diálogos formativos – mulher-professora – caderno da professora / Diálogos formativos – mulher-professora – caderno do formador

Márcia Rebeca Silva de Oliveira
“Propriedades Físico-Químicas das Águas do Igarapé do Quarenta Subsidiando o Ensino de Química” / Produtos: Aprendendo Química com o Igarapé do Quarenta

Rebeca Brandão Nascimento
“A Contextualização do Ensino de Ciências na Amazônia” / Produto: O Ensino de Ciências da Natureza numa Perspectiva Amazônica: um olhar experimental – Guia Didático

Reila Garcia Santiago
“Avaliação da Aprendizagem na Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I” / Produto: Oficina de Formação Continuada em Avaliação da Aprendizagem:Funções e finalidades

Sílvia Janaína de Oliveira Pimentel
“Audiodescrição-AD como Recurso Didático no Ensino da Química” / Produto: Audiodescrição Didático Pedagógica para Educadores

Turma 2019

Aldemira de Araújo Câmara
“Formação Continuada pela Aprendizagem Baseada em Projetos: Atuação no Desenvolvimento Profissional Docente de Professores Formadores” / Produto: Proposta de Elaboração de Projetos Formativos Pela ABP para o Desenvolvimento Profissional Docente de Professores Formadores

Amanda Chelly da Rocha
“Ensinando Números Quânticos usando Gamificação” / Produto: Aventuras de Atomildo: guia didático

Amélia Jandrea de Souza
“Educação financeira nas escolas: uma exigência contemporânea e agora, como fazer?” / Produto: Jogo – Equilibrando o Orçamento

Anderson Colares Soares
“Proposta didática sobre a interação solo-planta e a dinâmica dos ecossistemas amazônicos” / Produto: A dinâmica solo-planta em ecossistemas amazônicos

Antônio Blanco Acioli Lins
“Bacharel, Tecnólogo e agora professor: A constituição da docência na Educação Profissional” / Produto: Sou professor da EP: o que devo saber? Ampliando os saberes para atuação docente na Educação Profissional

Arleide Maia Pinheiro 
“Processo Autoformativo de Professores: A escrita de si como reconhecimento da formação numa perspectiva emancipatória” / Produto: Narrando, Biografando, Fazendo Histórias: Estratégia de Formação em Serviço para a Sociedade Educativa

Bruno da Silva Andrade
“Manutenção e Instalação de Computadores: Uma Proposta de Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Indígena” / Produto: Manutenção e Instalação de Computadores – Guia de orientações didáticas para apoio à aprendizagem no contexto indígena

Carmem Lúcia de Souza Ribeiro
“Docentes e Docência: Caminhadas na Educação a Distância do IFAM” / Produto: E-book – Planejando aulas em EAD

Felipe Bruce de Lima
“Ensino de Estatística Descritiva: Análise de Tabelas e Gráficos no Ensino Fundamental” / Produto: Análise de Dados Estatísticos a partir de Tabelas e Gráficos: Uma Abordagem para o Letramento Matemático no Ensino Fundamental II – Guia Didático para Professores

Iarima Naama Ferreira Lopes
“Proposta de um jardim sensorial para educação ambiental e promoção da saúde no ensino médio” / Produto: Educação ambiental e saúde baseada em ABP

Patrícia Lucena de Lavor
“Sala Inclusiva: uma proposta didática para professores de alunos surdos e ouvintes” / Produto: Caderno Temático Inclusivo – Sala inclusiva: contribuições para formação de professores no contexto da surdez

Pedro José Seixas dos Santos
“Processo Formativo de Professores e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no Município de Parintins-AM” / Produto: Caderno Temático: Combatendo o racismo na escola

Ranyelle Lopes Barros
“Avaliação da Aprendizagem: Instrumentos e Critérios Avaliativos na Formação Inicial de Professores” / Produto: Curso de Formação em Avaliação da Aprendizagem: Aprendendo sobre Instrumentos e Critérios

Turma 2018

Afonso Santos de Souza
“Práticas e Perspectivas para o Ensino de Microbiologia no Contexto Amazônico” / Produto: Ensinando microbiologia na Amazônia: guia didático para professores e alunos

Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves
Um Estudo em Ierecê Barbosa: As Contribuições Pedagógicas em “O Leilão” / Produto: Colóquio como Estratégia Formativa

Carolina de Souza Oliveira
“Casos de Ensino: uma abordagem pedagógica para a formação de professores no ensino com mediação tecnológica no Amazonas” / Produto: Da várzea à terra firme – Casos de Ensino: uma abordagem pedagógica para a formação de professores no ensino com mediação tecnológica no Amazonas

Cilene Maria Melado Alvim Ribeiro
“Educação Ambiental na Amazônia: Uma Experiência Interdisciplinar” / Produto: Caminhada verde: guia didático de atividades interdisciplinares no Instituto SOKA Amazônia

Erismar Nunes de Oliveira 
Fazer-se docente no cotidiano da sala de aula do PROEJA-CMC: um olhar sobre o processo formativo do professor / Produto: PROEJA – escola na vida adulta: orientações pedagógicas

George Augusto da Rocha Souza
“Formação para uso das TIC na perspectiva de Coordenadores de Telecentros Escolares de Manaus, Amazonas” / Produtos: Telecentro Escolar – Guia Prático para o uso dos Recursos Tecnológicos dos Telecentros Escolares de Manaus-Am

Gilmara Oliveira Maquiné
“LinguaComp como ferramenta no ensino-aprendizagem de línguas: uma proposta para desenvolvimento da habilidade de produção escrita em língua inglesa” / Produtos: LinguaComp: manual para alunos e professores / Ficha Técnica do software LinguaComp

Giovana de Oliveira Ribeiro
“Assessor Pedagógico: Perspectivas e Desafios no Assessoramento Pedagógico nas Escolas Indígenas e nos Centros Municipais de Educação Escolar Indígena de Manaus” / Produto: Guia do Assessor Pedagógico: Educação Escolar Indígena – Manaus

Inalda Tereza Sales de Lima 
Sou bacharel e sou professor. E agora? A construção do ser professor na educação profissional técnica de nível médio / Produto: Sou professor bacharel e agora? : um guia didático para professores bacharéis

Jean Carlos Dias
“Elaboração de Diagnósticos Ambientais com apoio de Imagens de Radar Sentinel-1: uma proposta de ensino-aprendizagem para cursos superiores relacionados ao Meio Ambiente” / Produto: Curso de Introdução ao Processamento e à Interpretação de Imagens Sentinel-1 – Guia Didático para Professores

Karen Magno Gonçalves
“Uma proposta para o ensino de conceitos da física moderna por meio da aprendizagem baseada em problemas” / Produto: ABP: ensino de física moderna

Kátia Cilene de Oliveira Silva
“Educação Inclusiva na Educação Profissional: Programa Senai de Ações Inclusivas – PSAI no SENAI AM” / Produto: Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI, com ênfase no ensino para alunos com deficiência

Laís Vilhena Leiria
“Formação Continuada de Professores Indígenas do Alto Rio Negro em Educação em Saúde Bucal” / Produto: É tempo de aru: novos ventos para a educação em saúde bucal nas escolas indígenas – curso de formação continuada

Nívea Consuelo Carvalho dos Santos
O Ensino de Ecologia nos Cursos de Ciências Biológicas: da Sala de Aula ao Campo/ Produto: Espaços Pedagógicos para o Ensino de Ecologia

Turma 2017

Augusto José Savedra Lima
“Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa à Luz do Letramento: Reflexões e Proposta”  / Produto: Formação Continuada para Professores de Língua Portuguesa: Reflexões e uma Proposta à Luz do Letramento

Adelcimara dos Santos Miranda
“TIC e o ensino na Educação Básica: Possibilidades de articulação a partir das competências digitais docentes”  / Produto: PROFATIC: Proposta formativa para articulação das TIC na prática pedagógica

Denise Araújo Barroso
“Saberes Docentes: Fundamentos da Prática no Ensino Técnico”  / Produto: Saberes Didáticos do Ensino Técnico: um produto da experiência

Edson Castelo Branco Feitosa Júnior
“Cartas Biográficas em Processos Formativos de Professores: uma Proposta Metodológica” / Produto: Conhecer de si em Cartas Biográficas

Franciane de Araújo Soares
“Interação Oral em Língua Espanhola: Construção de uma Proposta Avaliativa” / Produtos: Proposta para avaliar a interação oral em Língua Espanhola: Guia Didático para Professores / Matriz de referência para a interação Oral em Língua Espanhola: Sugestões de Atividades Avaliativas

Heliamara Paixão de Souza
“Organização do Estágio por Projetos de Trabalho nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Amazonas-CMC”  / Produto: Proposta para o desenvolvimento do Estágio Curricular por Projetos de Trabalho nos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Amazonas-CMC

Henrique Oliveira Lima
“O Ensino de Botânica numa perspectiva prática, teórica e regional”  / Produto: Aprendendo Botânica com Plantas Medicinais

Janny Christiny Fernandes Lima
“Jogo como Recurso Didático no Ensino de Botânica: Uma Proposta para contribuir com o Ensino/Aprendizagem” / Produto: Jogo de tabuleiro “Fica Esperto! Reino Plantae!”

Lucielen Nunes Barroso Nascimento
“Uma abordagem sobre Energia Solar por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos”  / Produto: Criando e imaginando por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma aplicação no Ensino Profissionalizante

Marcella Sarah Filgueira de Farias
Design Thinking na Elaboração de um Produto Educacional: Roteiro de Aprendizagem – Estruturação e Orientações”  / Produto: Orientações para elaboração de roteiros de aprendizagem

Márcio Silveira Nascimento
Desvendando as paisagens no ensino de Geografia a partir do uso e ocupação do solo”  / Produto: Cartilha “Paisagem à Vista: DESVENDANDO O ESPAÇO E ASPECTOS DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO

Suelem Maquiné Rodrigues
“Professores de Língua Portuguesa e alunos surdos do ensino médio integrado do IFAM/CMC: Considerações acerca do Processo Inclusivo” Produto: Olá professor, seu aluno chegou! Caderno de orientações didático-pedagógicas para acolhimento de alunos surdos.

Turma 2016

Amarinildo Osório de Souza
Design Thinking na Publicidade: uma proposta de Ensino-Aprendizagem para Estudantes de Graduação”  / Produto: DT na Publicidade: Uma proposta de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de Projetos Publicitários com Design Thinking

Antonio Paulino dos Santos
“Percursos De Autoria De Professores No Ensino Tecnológico”  / Produto: (Per)Curso De Autoria: Enxergando-Se Autor Da Própria História – Curso de Curta Duração

Austonio Queiroz dos Santos
“GameAlfa: Jogo Digital como recurso tecnológico para alunos em processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental”  / Produto: GameAlfa: Guia Didático-Instrucional

Bárbara Castro Lapa
“Tecendo um Traçado Entre Autoformação Docente e Sentidos do Trabalho”  / Produto: Curso Online “Um Traçado entre autoformação docente e sentidos de trabalho para professores da Educação Profissional e Tecnológica”

Cristiano José Ferreira
“Programação de Computadores Aplicada à Resolução de Equações Algébricas e Plotagem de Gráficos: Um Estudo na Licenciatura em Matemática”  / Produto: Programação Baseada em Investigação – PBI: Guia Didático para Professores

Eliane Barth Tavares
“Citologia Para Estudantes Surdos: Uma Unidade De Ensino Potencialmente Significativa”Produto: Aprendendo Biologia pelas mãos: Guia Didático para ensino de Biologia para estudantes surdos

Emily Silva dos Santos Lima
“Proposta Didática Para o Ensino de Meio Ambiente e Água na Disciplina Ciências Naturais” / Produto: Proposta Didática para o Ensino de Meio Ambiente e Água na Disciplina Ciências Naturais no Parque Municipal Nascentes do Mindu – PMNM

Erlande D’Ávila do Nascimento
“O Teatro Científico como organizador prévio de conceitos da Eletrostática” / Produto: O Teatro Científico como organizador prévio de conceitos da Eletrostática: Manual de orientação ao professor

Francimary Cabral Carvalho
“Validação de Jogos Didáticos Utilizados para o Ensino de Química” / Produto: Cartilha para elaboração e confecção de Jogos Didáticos

Iêda Lucia de Oliveira Santana
“O Uso do Scratch no Desenvolvimento de Habilidades Digitais: Uma Proposta para Organização do Trabalho Pedagógico de Coordenadores de Telecentros” / Produto: Plano de Atividades para Telecentros (PAT): Guia Para o Desenvolvimento de Habilidades Digitais com o uso do Scratch

Jânio Carlos Ramos Teixeira
“Música integrando conhecimentos botânicos e ambientais” / Produto: Música como estratégia de Ensino das Questões Ambientais 

João da Costa Cavalcante Filho
“Narrativas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Retrato do CEJA Jacira Caboclo” / Produto: Caderno de Oficinas Pedagógicas para a Formação Continuada de Professores de EJA

Julia Graziela Bernardino de Araújo Queiroz
“Formação de Professores Para o Atendimento Educacional Especializado na Rede Municipal de Ensino de Manaus”  / Produto: Guia Didático “Atendimento Especializado: Função e Operacionalização”

Keila Crystyna Brito e Silva
“Na trilha da inovação: a formação do professor e as implicações com os produtos educacionais” / Produto: MEPE – Metodologia para Elaboração de Produto Educacional
Laís Cássia Monteiro de Souza Barreto
“Trilha Interpretativa em Unidade de Conservação: Espaço Pedagógico para o Ensino de Gestão Ambiental e Ecologia na Amazônia”  / Produto: Guia de instrumentalização de trilhas interpretativas de ensino e aprendizagem
Luana Ugalde da Costa
“Desenvolvimento Profissional de Coordenadores do NAPNE do Instituto Federal do Acre”  / Produto: Curso de Formação Continuada em Educação Especial para Coordenadores do NAPNE
Luciene de Almeida Barros Pinheiro
“O Desenvolvimento Profissional de Pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Acre: contribuições de uma Proposta Formativa em ação”  / Produto: Formação Continuada de Pedagogos da Educação Profissional e Tecnológica

Marcus Marcelo Silva Barros
“Empreendedorismo Na Formação De Professores: Uma Proposta Formativa”  / Produto: Curso de Atualização: Empreendedorismo Para Professores

Raimundo Gouveia da Silva
“Variação Linguística na Língua Portuguesa: Uma Proposta de Ensino dos Modos Verbais Com Uso de Banco de Dados Linguísticos”Produto: Banco de Dados Linguísticos do Núcleo da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema (RECI) / Tutorial para Uso do Banco de Dados Linguísticos RECI

Silmar Antonio Buchner de Oliveira
“Programação para Administração de Redes de Computadores: Uma Proposta de Ensino-Aprendizagem Baseada no Modelo de Sala de Aula Invertida” / Produto: Programação para Administração de Redes de Computadores – Guia para Professores

Uthant Benício de Paiva
“Uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Docência: A Formação Continuada no Instituto Federal do Acre” / Produto: Roteiro Formativo: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação para Prática Docente


Turma 2015

Adriana Neves de Almeida
“Formação Continuada De Professores De Matemática Na Perspectiva Do Ensino Híbrido” / Produto: Proposições para a Formação de Professores de Matemática na Perspectiva do Ensino Híbrido

Adriana Nogueira Tavares
“Formação Continuada Na Escola:Construindo Discussões Sobre As Tics Nas Práticas Pedagógicas Com Professores Da Secretaria Municipal De Educação De Manaus / Produto: Itinerário Formativo Sobre TIC’s Para Práticas Pedagógicas

Alexandre Nicolette Sodré Oliveira
“Recursos Didáticos Para O Processo De Ensino-Aprendizagem De Solos No Ensino Fundamental” / Produto: Cartilha Didática “Amigos do Solo”

Almir de Oliveira Costa junior
“Uma Estratégia Utilizando Robótica Para O Ensino Dos Conceitos De Velocidade E Aceleração Escalares” / Produto: Robótica Educacional: Um Guia De Aplicação No Estudo Dos Movimentos Retilíneo Uniforme E Variado

Alzanira de Souza Santos
“O Ensino por meio da Literatura de Cordel” / Produto: Portfólio Online: Modos de Ousar Sobre o Ensino Por Meio da Literatura de Cordel

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes
“O Uso de Animações Computacionais na Formação Inicial de Professores: Uma Alternativa para Melhoria do Ensino de Química” / Produto: Cartilha de Animações no Ensino de Química

Cynara Rodrigues Benarrós
“Sequência Didática Para O Ensino-Aprendizagem De Informática No Curso De Assistente Administrativo Da Educação Profissional” / Produto: Sequência Didática: Atividades Para o Ensino-Aprendizagem da Planilha Eletrônica Através da Simulação de Processos Administrativos

Danielle Cristina Oliveira Ferreira
“Formação de Professores Pela/Para Pesquisa: Proposta Pedagógica Para o Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas do IFAM” / Produto: Proposta Pedagógica Para o Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas

Darlea Araújo de Souza Esteu da Costa
“Cinema Como Recurso Tecnológico Para o Ensino de Competências Socioemocionais” / Produto: O Cinema no ensino de Competências  Socioemocionais: Um guia didático para Professores – Volume 1

Helen Regiane Pará Rocha
Formação Inicial De Professores De Ciências: Construção De Saberes Docentes Com A Linguagem De Programação Visual Scratch” / Produto: Programação Com o Scratch Para Aprender Ciências: Uma Proposta Para a Formação de Professores da Educação Básica

Juvenal Severino Botelho
“Proposta Didática Para O Ensino De Solo Na Disciplina Geografia” / Produto: Guia Didático Origem, Formação e Erosão do Solo: Uma Proposta Para o Processo de Ensino e Aprendizagem

Lana Barros de Matos
“O Ensino de Botânica: Uma Proposta nos Cursos de Nível Médio em Meio Ambiente do IFAM/CMC” / Produto: Proposta de Modalidades Didáticas para o Curso de Meio Ambiente no Ensino de Botânica

Letícia Alves da Silva
“Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Para o Ensino de História em Contexto Pluriétnico no Alto Rio Negro” / Produto: Oficina De Práticas Pedagógicas Para O Ensino De História Em Contexto Pluriétnico

Liana Fabíola de Jesus
“Formação Inicial De Professores: Contribuição Da Disciplina Libras Para Futuros Professores Da Educação Básica” / Produto: Formação Inicial De Professores: Proposta Revisional da Ementa da Disciplina Libras para Cursos de Licenciatura

Lílian Freire Noronha
“Formação Continuada De Professores Do Ensino Médio Para A Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva” / Produto: Workshop Pedagógico Em Educação Especial: Proposta De Implementação Anual Nos Campi Do IFAM

Luciani Andrade de Andrade
“Pedagogia de Projetos na Formação Inicial de Professores: Possibilidade a partir da proposta Aprender Investigando” / Produto: Guia com Orientações para Utilização do Aprender Investigando em Formações Docentes

Maria Erinete Reis Vilas Boas
Saberes Docentes Necessários Na Formação Continuada De Professores Para A Educação Profissional Técnica De Nível Médio” / Produto: Dimensões Pedagógicas: Orientações Para Gestão de Formação Continuada de Professores da Educação Profissional Tecnológica

Monique Guerreiro Bastos Aragão
“A Construção do Programa Arquitetônico: Uma Proposta de Ensino Para Alunos Iniciantes”Produto: Programação Arquitetônica Para Alunos Iniciantes: Guia Para Professores

Nelma Loureiro Pereira
“A Coordenação Das Ciências Humanas Como Espaço Social Em Construção e a Dinâmica Da Formação Continuada No Ambiente De Trabalho: Desafios e Possibilidades” / Produto: Semana Pedagógica: Proposta de Formação no Espaço da Escola

Paulino Pinheiro Gaia
“Trilhas Ecológicas como Recurso Didático para a Educação Ambiental Integrando Educação Física e Biologia” / Produto: Tabuleiro Educacional

Rafaela de Araujo Sampaio Lima
“O Uso Dos Espaços No Ensino de Desenho Técnico: Uma Proposta em Espaço Formal Não Convencional” / Produto: Manual “Novas Perspectivas no Ensino de Desenho Técnico”

Rosangela Santos da Silva
“Projetos Pedagógicos Do Curso Técnico De Nível Médio Em Informática Na Forma Integrada Do IFAM: Do Escrito Ao Vivido Pelos Diferentes Sujeitos” / Produto: Proposta Formativa Formação Continuada Para Professores: Discutindo o Ensino Médio Integrado

Tatiane Sabino da Silva de Andrade
“A Importância da Divulgação Científica em Processos Formativos de Professor no Ensino Tecnológico” / Produto: Proposta do I Encontro de Divulgação Científica Para Professores do Amazonas (EDiCiPAM)

Yna Honda de Sousa
Blended English Teaching: Proposta De Ensino-Aprendizagem De Inglês Para Fins Específicos”Produto: Guia para Professores de Inglês para Fins Específicos  / corpus Steve


 Dissertações – Turma 2014