By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 11/05/2019 23:26

Homenagem as Mães e Mestrandas do MPET

A aluna Ranyelle Barros (Turma 2019) prestou homenagem as mães mestrandas de sua turma. Foi um momento muito sensível, no qual foram reconhecidos os múltiplos papéis exercidos pelas mulheres e os desafios enfrentados quando essas mulheres são também mães e estão na Pós-Graduação.
A temática envolvendo “Maternidade e Ciência” é, atualmente, discutido em eventos (vide link) e também é foco do documentário intitulado “Parent in Science”, disponível neste link.
Parabéns a todas as alunas e professoras do MPET que são mães e enfrentam os desafios da Pós-Graduação. Abaixo publicamos as fotos da homenagem prestadas as mães  da Turma 2019 e o texto da aluna Ranyelle Barros.

Mulheres, mães e Mestrandas (Autora: Ranyelle Lopes Barros).
Pensei em várias formas de começar esse texto, mas ainda assim não caberiam todas as palavras que pudessem reconhecer o valor que cada uma tem, embora não seja mãe, eu posso sentir a imensidão do amor que vocês têm conosco através da minha, é claro!Mas o que falar de vocês? Não irei começar com aqueles textos de internet que expressam tantas palavras bonitas, difíceis até de serem interpretadas.  Mas o destaque é que vocês além de mães são mestrandas e isso é SENSACIONAL.
Ser mãe mestranda é acordar às 2 horas da madrugada, é sair correndo da sala para levar a meninada para a escola, é arrumar a lancheira, fazer “Maria Chiquinha”, é conferir agenda, é mandar o maridão para Boa Vista para conseguir interpretar Álvaro Vieira Pinto, é passar a noite no pronto socorro com os livros ao lado, é chegar a uma segunda-feira ensolarada para ser mestranda.
Ser mãe mestranda é parar uma aula porque não consegue se conter na alegria de ver a conquista de uma filha se tornando concursada, que por vezes você acompanhou e certamente orou para que tudo desse certo, que passou quatro anos na esperança de esse momento chegar e o seu coração de mãe no fundo tinha essa certeza. Essa conquista também é sua; sem contar em viver as experiências de uma cidade nova, sem conhecer ninguém e que precisa se permitir a reaprender coisas novas para viver esses sonhos, e ainda assim chega em uma segunda-feira ensolarada  para ser mestranda.
Ser mãe mestranda é sair da aula correndo para o trabalho com a missão de formar professores e coordenadores. Que responsabilidade! Torna-se desafiador conciliar o tempo para se dedicar a esses profissionais que contam com você para serem melhores.É ter a madrugada como sua melhor amiga, é renunciar alguns passeios legais da tribo vermelha a fim de se dedicar ao que se propôs a fazer, é torcer e incentivar sua filha a prosseguir estudando para entrar no curso tão desejado em uma universidade, e apesar de todos os obstáculos chega a uma segunda-feira ensolarada para ser mestranda.
Ser mãe mestranda é se orgulhar de ter um filho universitário, é esquecer seus problemas para ajudar as pessoas, é se preocupar quando alguém não está bem, é olhar para as criancinhas e ter o cuidado de estar presente na hora da vacina, porque sabe o quanto elas precisam de você para se sentir seguras, é exercer uma das profissões mais lindas que é de poder olhar para o ser humano, como humano, que erra, mas que está pronto a recomeçar a partir de um outro olhar. Quantas vidas você já ajudou para que os sonhos não fossem frustrados e/ou interrompidos? São de pessoas assim como você que o mundo carece, e ainda sim chega a uma segunda-feira ensolarada para ser mestranda.
O fato é que ser mãe mestranda faz de vocês pessoas belas, as quais merecem nosso reconhecimento, e olha que não estou citando as responsabilidades domésticas e o equilíbrio emocional que vocês cultivam, mas que nem sempre dá certo. Certamente da forma que vocês vibram com cada conquista, seus filhos também se encheram de orgulho quando saiu seu nome na aprovação, admiram seus esforços e que apesar de tudo, seu amor por eles permanece intacto.
O desejo do nosso coração é que vocês todos os dias sejam felizes e lembrem-se que no dia da sua aprovação da defesa, eu e eles e nós estaremos lhes aplaudindo e dizendo que vocês conseguiram.
Tenham certeza, que nós olhamos para vocês como a forma mais linda do cuidado de Deus para conosco.
Obrigada por tudo e feliz dia das mães.