By: Administrador PPGET Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 06/08/2018 15:11

Formação Continuada de Professores Indígenas: Representação de Mitos Indígenas com Stop Motion

As mestrandas Erismar Nunes, Giovana de Oliveira e Katia Cilene Silva, Linha 1: Formação de professores em parceria com a SEMED – Manaus, realizaram uma Formação Continuada para Professores Indígenas com o Tema “Representação de Mitos Indígenas com Stop Motion”. A formação foi realizada na segunda-feira, 30/07/18 na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), localizada na Avenida Maceió, zona Centro-Sul de Manaus.
A ação faz parte da finalização da disciplina “Aplicação da Tecnologia no Ensino” com o objetivo de apresentar aos Professores Indígenas a técnica Stop Motion ( criação de vídeos animados a partir de fotografias), bem como, oportunizar a inclusão de novos recursos como ferramenta didática, a fim que esse professor se aproprie das tecnologias e possa utilizá-las em sala de aula.
Segundo relatos dos professores indígenas Luciana Pascoal e Pedro Ramaw, “os mitos estão muito presentes na oralidade entre o seu povo e que seria muito bom para o pedagógico trabalhá-los de uma outra forma”. Além disso, afirmam que “as crianças com uso da tecnologia poderão criar personagens, fazer as história virarem vídeos, coisa ainda não vista.”
Participaram da formação 18 professores indígenas das etnias: Karapãna, Ticuna, Báre, Apurinã, Satere Mawé, Kokama e Tucano que atuam nas Escolas Indígenas e nos Centros municipais de Educação Escolar Indígena da SEMED.