• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

Professores

Linha de Pesquisa 1: Processos para Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico

fotoAmarildoGonzaga

Amarildo Menezes Gonzaga
Área de Conhecimento: Educação
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6082-3370
Email: amarildo.gonzaga@yahoo.com.br
Telefone: +55 92 3621-6732/6750
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Estão focados nos processos formativos para professores em instituições de ensino tecnológico, centrando-se em focos temáticos de ordem estrutural, organizacional, didática e pedagógica. Para isto, serão priorizadas as peculiaridades dos impactos e repercussões decorrentes da organização do trabalho pedagógico do professor que atua naquela modalidade de ensino.


Ana Cláudia Ribeiro de Souza
Área de Conhecimento: História
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0066-7038
Email: prof.acsouza@ifam.edu.br, prof.acsouza@gmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Centram-se na formação dos docentes que atuam no ensino tecnológico, prioritariamente, correlacionando com: (i) os estudos dos principais processos de produção do conhecimento científico a partir das descontinuidades e permanências históricas, em diálogo com as principais abordagens teóricas presentes na História da Ciência e; (ii) a investigação sobre as discussões a cerca de como ocorre à produção do conhecimento no Brasil, mais especificamente na Amazônia, no que tange o desenvolvimento científico e tecnológico.


foto_prof_cynara

Cinara Calvi Anic Cabral
Área de Conhecimento: Ciências Biológicas
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1580-2271
Email: cinaranic@hotmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Centram-se em investigar, dentre professores formadores que atuam em cursos de licenciatura, as impressões e o sentido  desses professores  atribuídos à Formação para a Educação Profissional, e como essa formação articula-se à pesquisa, considerando-a principio formativo e pedagógico na formação docente. Para tanto, assenta-se na pesquisa qualitativa, especialmente na abordagem narrativa, configurando- se como técnica e procedimento de produção de dados, subsidiando o estudo da formação e do trabalho docente  em  seus  mais  diversos  aspectos.


fotoDaviAvelinoLeal

Davi Avelino Leal
Área de Conhecimento: História
Associação: Docente Colaborador
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3871-2057
Email: davileal81@gmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Centram-se, prioritariamente, nas seguintes áreas (i) estudo das relações entre as chamadas populações tradicionais (indígenas, negras e ribeirinhas) e a Educação Profissional Tecnológica (EPT), articulando a formação dos professores e as demandas étnicas e (ii) as políticas de ação afirmativa no IFAM.


Maria Lúcia Tinoco Pacheco
Área de Conhecimento: Língua Portuguesa e Literatura/Educação Inclusiva
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1651-0219
Email: lwtinoco@gmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Pesquisa a diversidade na perspectiva dos Estudos Culturais, desenvolvendo trabalhos na área de formação de professores com enfoque em  linguagem, literatura, gênero, sexualidade, imigração, EJA e Educação Especial.


Maria Rutimar de Jesus Belizario
Área de Conhecimento: Educação
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0874-5969
Email: rutimar.belizario@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Centram-se em três dimensões que abrangem a educação de jovens e adultos: trabalho, políticas públicas e formação de professores. Os estudos e pesquisas sobre essas dimensões focam nos pressupostos da politecnia, trabalho e omnilateralidade nos processos formativos dos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional sob a perspectiva do trabalho como princípio educativo e da pesquisa como princípio pedagógico.


Profa-Rosa-2.png

Rosa Oliveira Marins Azevedo
Área de Conhecimento: Educação
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8246-8453
Email: rosa.azevedo@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa: 

Centram-se em três demandas do processo formativo de professores: 1) formação inicial de professores de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática para atuar na educação profissional técnica de nível médio; 2) saberes de professores que atuam na educação profissional e tecnológica; 3) ensino tecnológico como eixo para formação contínua de professores para ensinar Ciências e Matemática no Ensino Fundamental.


Talita Pedrosa Vieira de Carvalho
Área de Conhecimento: Geografia e Ciências do Ambiente
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8806-5551
Email: talita.carvalho@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa: 

São pautados em: analisar o ensino e a formação de professores com ênfase nas particularidades locais e nas experiências da interlocução entre conhecimento científico e etnoconhecimento; e discutir as políticas de ações afirmativas e diversidade étnico-racial na região no que se refere à formação de professores.


Tarcisio Serpa Normando
Área de Conhecimento: História
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6461-0818
Email: tsnormando@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa: 

Estão ligados aos seguintes temas: (i) culturas escolares: sujeitos, espaços e práticas de ensino ligadas a educação básica e/ou técnica e tecnológica; (ii) articulações entre os processos de ensinagem e as culturas escolares na educação no campo em instituições de educação básica e/ou técnica e tecnológica; (iii) história da educação e do ensino.


Linha de Pesquisa 2: Alternativas Mediadoras para a Eficácia do Ensino e Aprendizagem em Contextos Tecnológicos

Adriano Teixeira de Oliveira
Área de Conhecimento: Biologia
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4988-9878
Email: adriano.oliveira@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Desenvolver metodologias e processos de ensino na área do reino Animal, seja na diversidade, nas características biológicas, na diversidade, no funcionamento, na manutenção, no bem estar, nas questões ambientais e na conservação.


andrea_foto

Andréa Pereira Mendonça
Área de Conhecimento: Ciência da Computação
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4251-5312
Email: andrea.mendonca@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Página Pessoal
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Centram-se, prioritariamente, em: (i) investigação sobre metodologias e ferramentas que melhorem a aprendizagem e as habilidades dos estudantes para resolver problemas em diferentes áreas do conhecimento (p. ex., Matemática, Física, Computação e Engenharia); (ii) design de atividades educacionais que levem em conta a aprendizagem baseada em problemas/projetos, ensino híbrido e personalização do ensino; (iii) concepção de produtos e processos educacionais e sua aprendizagem por estudantes da graduação e pós-graduação; (iv) desenvolvimento do pensamento computacional.


fotoEdsonValente2

Edson Valente Chaves
Área de Conhecimento: Química
Associação: Docente Colaborador
Atuação: Mestrado
Email: edson_valente@yahoo.com.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Focam no (i) uso, aplicação, avaliação dos recursos naturais no ensino técnico e tecnológico de química; (ii) criação de recursos pedagógicos associados ao ensino de química; (iii) avaliação e repercussão do processo de ensino e aprendizagem no ensino de química; (iv) atividades lúdicas para o ensino de química do cotidiano no ensino técnico e tecnológico.


Profa Iandra

Iandra Maria Weirich Coelho
Área de Conhecimento: Linguística Aplicada
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3513-962X
Email: iandrawcoelho@gmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732/6791
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Concentram-se em: (i) pesquisas sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais mediadas pelas tecnologias digitais de informação e comunicação; (ii) ensino e a aprendizagem de línguas, nas modalidades oral e escrita, em interface com a prática de análise linguística; (iii) desenvolvimento e avaliação de métodos, materiais didáticos e práticas educativas, presenciais e a distância,  no ensino de línguas adicionais; (iv) utilização de cybercorpora para produção de material didático e investigação das Línguas Espanhola e Portuguesa, nos contextos técnico e tecnológico.


Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena
Área de Conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3771-6905
Email: jlucena@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Buscar e desenvolver alternativas de ensino de ciências biológicas, favorecendo a produção de recursos didáticos a partir de recursos naturais regionais amazônicos, enfocando especialmente temas relacionados à microbiologia, à promoção da saúde e ao meio ambiente, na perspectiva do desenvolvimento do saber científico e tecnológico dos estudantes, partindo-se dos pressupostos da aprendizagem significativa e valorização das pessoas e suas experiências de vida na Amazônia.


fotoJeanDalmo2

Jean Dalmo de Oliveira Marques
Área de Conhecimento: Agronomia
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8920-0919
Email: jdomarques@hotmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Estudar, desenvolver e aplicar recursos pedagógicos envolvendo os processos dinâmicos ambientais que envolvem os recursos naturais amazônicos numa perspectiva do ensino técnico e tecnológico, considerando os princípios teórico-epistemológicos que caracterizam o processo investigativo do ensino e da aprendizagem. Essencialmente, as pesquisas de interesse envolvem investigações de recursos didáticos para a educação ecológica e educação em solos, tomando como base os serviços ambientais proporcionados pela floresta, a preservação do ecossistema amazônico, bem como o uso e manejo sustentável do solo e da água.


JoaoNeto2

João dos Santos Cabral Neto
Área de Conhecimento: Física
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2430-233X
Email: jneto@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732/6792
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Estudos para uma mudança conceitual sobre como promover a aprendizagem do conhecimento físico envolvendo concepções alternativas para o processo de ensinar baseado na Aprendizagem Significativa.


foto-anglada-cv

José Anglada Rivera
Área de Conhecimento: Física
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6709-6794
Email: anglada@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Concentram-se em: (i) desenvolver produtos  e  tecnologias educacionais no Ensino Tecnológico, com enfoque na aprendizagem por parte dos alunos; (ii) Desenvolver e/ou Aplicar softwares para a elaboração de experimentos reais e virtuais no Ensino Tecnológico que permitam uma verdadeira integração da modelagem computacional e a visualização científica na abordagem de tópicos de Tecnologia; (iii)   Desenvolver tecnologias relacionadas com o uso do computador, conectado com diversos sensores, como um instrumento de medidas experimentais, conseguindo uma adequada articulação das distintas maneiras do discurso verbal dos instrumentos de medida, das expressões matemáticas e das representações gráficas no Ensino Tecnológico.


foto-anglada-cv

José Pinheiro de Queiroz Neto
Área de Conhecimento: Ciência da Computação e Engenharia Elétrica
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1498-2829
Email: pinheiro@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Concentram-se em: (i) pesquisas sobre políticas e metodologia de ensino e aprendizagem para formação humana integral na EPT; (ii) Estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem em EPT, baseadas em metodologias ativas, tais como Aprendizagem Baseada em Projetos, Ensino Híbrido, Design Thinking para Educação, entre outros.; (iii) desenvolvimento de produtos educacionais na área de STEM, com foco na formação humana integral, utilizando sistemas computacionais e ou eletroeletrônicos.


Lucilene da Silva Paes
Área de Conhecimento: Biologia
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado e Doutorado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5785-6825
Email: lusilvapaes@gmail.com
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Focam em: i) Investigação de  recursos pedagógicos com o uso de tecnologia para o ensino  da botânica; ii)  Otimização de  processos de ensino relacionados com as questões conceituais, estruturais, fisiológicas, ecológicas, ambientais e demais fatores bióticos e abióticos, que possam influenciar na dinâmica da flora; iii) Uso de  alternativas didáticas que possam  promover processos de aprendizado quanto à  flora da  região amazônica.


Tacildo de Souza Araújo
Área de Conhecimento: Matemática
Associação: Docente Permanente
Atuação: Mestrado
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7743-6748
Email: tacildo.araujo@ifam.edu.br
Telefone: +55 92 3621-6732
Curriculum Lattes

Interesses de Pesquisa:

Concentram-se em:  (i) investigar metodologias que promovam a melhoria da compreensão dos conteúdos matemáticos pelos estudantes, capacitando-os a desenvolver habilidades essenciais para a resolução de problemas; (ii) desenvolver atividades educacionais que promovam a aprendizagem da matemática de forma interativa e dinâmica, priorizando abordagens que empregam tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, como o uso de computadores e softwares educativos.