By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 01/12/2017 17:01

COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA ENTRE O IFAM E O SOKA

Na manhã do dia 30/11/2-2017, às 9 horas, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnico-Científica para Atividades de Pesquisa e Extensão nas áreas de Educação e Proteção Ambiental entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas  (IFAM) e o Instituto SOKA – Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas – CEPEAM. Estiveram presentes representando o IFAM na assinatura do acordo a (o): Profa. Maria Stela de Vasconcelos Nunes de Mello, Diretora-Geral do Campus Manaus Centro; Profa. Rosa Oliveira Marins Azevedo, Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET); Profa. Andréa Pereira Mendonça, Vice-Coordenadora do MPET; Profa. Lucilene da Silva Paes, Chefe do Departamento Acadêmico de Ensino e Formação de Professores (DAEF); Prof. Juvenal Severino Botelho, egresso do MPET e Laís Cássia Monteiro de Souza Barreto, aluna do MPET.
O presente acordo de cooperação tem por finalidade a conjugação de esforços na cooperação técnica para o desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão nas áreas de Educação e Proteção Ambiental. A CEPEAM é responsável pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), uma unidade de conservação, onde o IFAM, por intermédio do MPET, já desenvolve pesquisas que utiliza os recursos naturais desse ambiente como foco no processo de ensino e aprendizagem. Recentemente, Juvenal Severino Botelho defendeu sua dissertação, intitulada: “Proposta didática para o ensino de solo na disciplina geografia”, sendo que parte do trabalho de campo foi realizada na RPPN, bem como outra pesquisa de mestrado, intitulada: “Interpretação ambiental em unidade de conservação: uma proposta para educação ambiental”, da aluna Laís Barreto, também está sendo finalizada nesta RPNN.
Para 2018, o MPET já busca outros acordos institucionais, como forma de desenvolver programas de trabalho, projetos/atividades, visando o fortalecimento técnico-científico dos nossos alunos e oportunizando aos grupos de pesquisa a troca de experiências entre pesquisadores.
Algumas fotos do momento da assinatura do acordo: