By: Administrador PPGET Ações PPGET na Escola -- Publicado em: 06/07/2017 17:23

Oficina de Realidade Virtual no ensino de Ciências

No período de 10 a 22/05/2017, os alunos do mestrado Henrique Lima, Janny Chrstiny, Márcio Nascimento e Aline Zorzi ministraram a oficina “Realidade Virtual no Ensino de Ciências”, sob orientação da Professora Andréa Mendonça.

A oficina é resultado da disciplina “Ensino e TIC”, que tem como objetivo buscar práticas de ensino com tecnologias digitais baseadas em projetos. O público alvo foram Acadêmicos das Licenciaturas em Ciências Biológicas, Química e Física do IFAM. Buscou-se durante o desenvolvimento das atividades trabalhar com tecnologias digitais para tratar temáticas no ensino de ciências, a tecnologia em destaque na oficina foi o óculos de realidade virtual e aplicativos para produção de fotos e vídeos em 360º. A realidade virtual é conhecida como uma solução inovadora que funciona como um convite à imersão em um ambiente virtual. A partir dessa experiência, é possível fazer novas descobertas em ambientes diferenciados, como viver situações impactantes em 360º. Embora a tecnologia esteve presente durante toda a oficina é interessante ressaltar que o foco esteve sempre na aprendizagem. Assim, os discentes dividiram-se em dois grupos e os mesmos trabalharam a temática  lixo nos espaços públicos, produzindo planejamentos na perspectiva do alinhamento construtivo e fotos 3D 360º de diversos espaços de Manaus, para serem trabalhadas na realidade virtual. Ao final, os grupos socializaram as suas produções demonstrando como essas estratégias de ensino podem sensibilizar quanto a importância do cuidado e zelo nos espaços públicos e acondicionar ou descartar o lixo de maneira eficiente.

realidadevirtual