By: Andrea Mendonca Apresentação de trabalho -- Publicado em: 01/06/2024 14:54

Doutorandos (com)partilham suas pesquisas no X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica

Os doutorandos Felipe da Costa Negrão e Luciani Andrade de Andrade (com)partilharam os movimentos formativos empreendidos na composição de suas pesquisas e produtos educacionais em sessões de comunicação oral no X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA).

O CIPA é um evento científico bienal centrado em pesquisas realizadas com narrativas biográficas e autobiográficas, abordadas sob três enfoques: enquanto disposição humana para narrar a vida, como método de pesquisa qualitativa e dispositivos de pesquisa-formação. Em 2024, o evento ocorreu nas dependências da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de 20 a 23 de maio de 2024, com o tema: Insubordinações da pesquisa (auto)biográfica: democracia, narrativas e outros modos de vida.

Felipe da Costa Negrão apresentou o trabalho “Contar de si (trans)forma: narrativas de professores que ensinarão matemática”, correspondente aos primeiros movimentos de análise da prática profissional desenvolvida com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em sua apresentação, o doutorando destacou os aspectos formativos identificados na experiência de aplicação da primeira versão do produto educacional, evidenciando as contribuições de uma formação pautada na reflexividade e no uso de diários narrativos.

Luciani Andrade de Andrade apresentou o trabalho “O contar-se de professores não licenciados em cartas (auto)biográficas”, correspondente ao processo de troca de correspondências com os participantes de sua pesquisa narrativa – professores não licenciados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Presidente Figueiredo. Em sua apresentação, Luciani destacou as necessidades formativas desses professores não licenciados e os impactos de suas narrativas para a composição de um produto educacional pautado na metodologia de conversas e na concepção de formação reflexiva.