By: Administrador PPGET Uncategorized -- Publicado em: 22/07/2016 13:39

2ª Mostra de Aplicações de TICs no Ensino acontece no IFAM – Evento tem o objetivo de apresentar algumas inovações para o ensino neste século

folderMostradeTICs-01Uma tarde de contato com diferentes possibilidades para inovar em sala de aula e de repensar o ensino neste século. Assim será a 2ª Mostra de Aplicações de TICs no Ensino, que acontece no dia 29/07/2016 (sexta-feira), das 14h00 às 17h00, na sala VIP do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro. O evento é uma realização do Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET) do IFAM, sob iniciativa dos mestrandos da turma 2016/1 e idealização da Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça.

Em sua segunda edição, a Mostra traz como tema: Inovações e abordagens para o ensino no século XXI. “Muitos são os desafios para o ensino neste século e muitas ações de melhoria estão em curso, sendo aplicadas em sala de aula e fazendo parte de programas de formação no mundo. A escola do futuro está em construção e evoca um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, colaborativo e centrado no aluno. É isto que queremos chamar atenção nesta mostra”, explicou a Profa. Andréa Mendonça.
Segundo a organização, o evento destina-se a todas as pessoas interessadas em entender e discutir possibilidades para a inovação do ensino, sejam professores, alunos, pais e a comunidade em geral. No total, serão apresentados 12 trabalhos com temáticas relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino por meio de diferentes abordagens, dentre elas: Design Thinking, gamificação, MOOCs, plataformas online de programação, Stop Motion, entre outros.

Os trabalhos foram produzidos no primeiro semestre de 2016, durante as disciplinas Ensino e TICs e Aplicações da Tecnologia no Ensino, que integram o Programa de Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. As atividades foram propostas e supervisionadas pela Profa. Dra. Andréa Pereira Mendonça, uma das líderes do Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino do IFAM.

As apresentações lançam a proposta de serem objetivas, didáticas e desafiadoras. Cada trabalho será apresentado em um tempo de 5 minutos, em ordem sequenciada; ao final, o público presente poderá tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugestões. “Esse foi um formato que encontramos para apresentar os resultados desses estudos de forma mais dinâmica e que possa despertar a curiosidade do público para diferentes possibilidades de transformar o ensino”, completou a Profa. Andréa Mendonça.

Para participar do evento, os interessados devem solicitar o credenciamento pelo email: mpetam2016@gmail.com. Na mensagem, basta informar o nome completo e o número do RG. A inscrição também poderá ser realizada no dia da Mostra. Aos participantes será emitido um certificado, posteriormente enviado via e-mail e com carga horária de 4h.
————
CONFIRA PROGRAMAÇÃO AQUI
 ————
2ª Mostra de Aplicações de TICs no Ensino acontece no IFAM