By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 27/07/2021 17:46

A egressa Kátia Cilene tem capítulo publicado em livro

A egressa do Mestrado em Ensino Tecnológico, turma 2018, Psicóloga Kátia Cilene de Oliveira Silva, juntamente com a Profa. Dra. Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro, tiveram um capítulo de livro publicado no Livro “Projetos Educativos bem-sucedidos na Educação Básica: vivências de professores em situações de desenvolvimento e aprendizagem”, que integra o 7º volume da coletânea digital “Educação.com” da Editora Acadêmica Editorial.

O capítulo do livro escrito pelas autoras tem como título “Formação de Formadores para Educação Especial na perspectiva Inclusiva: contribuições do estágio docência”. O texto traz o relato de experiência vivenciado pela Egressa durante o Estágio em Docência no PPGET, desenvolvido em 2019 na disciplina de Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Para isso, as autoras discorrem sobre práticas referentes à observação, planejamento de atividades, aulas teóricas e práticas, participação em atividades extraclasse e regência de classe. O relato evidenciou a importância da experiência do Estágio Docência para o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda, visto que possibilitou relacionar a prática à teoria estudada nas disciplinas do Mestrado em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM), tanto do ensino profissional e tecnológico quanto da educação especial.

O 7º volume da Série “Educação.com” é uma coletânea te textos, em formato de relato de pesquisa, em que aborda as práticas desenvolvidas na educação básica ou na formação de formadores para a educação básica, realizadas por professores e pesquisadores. Seu objetivo é a socialização, além da produção do conhecimento científico, de práticas educativas que possam incentivar e contribuir para novas práticas que medeiem situações de desenvolvimento e aprendizagem nas escolas brasileiras. A coletânea foi organizada por Francisco Antônio Machado Araújo (UFDPar), Lucélia Costa Araújo (UFDPar) e Maria de Nazareth Fernandes Martins (UFPI).

O livro está disponível para download gratuitamente no seguinte link: https://doi.org/10.29327/538231