By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 21/05/2021 12:20

Egressa do PPGET atua como Juiz em Torneio de Robótica no SESI

A egressa do PPGET, Kátia Cilene de Oliveira Silva, atuou como juiz de Core Values (valores fundamentais) no Torneio de Robótica SESI da FIRST Lego League (FLL) – Etapa Regional Norte, realizado no dia 15 de maio do corrente ano, sendo 100% on-line, com transmissão ao vivo no canal do Youtube do SESI Amazonas.

A atuação de um juiz consiste em avaliar as apresentações de projetos de pesquisa de estudantes que apresentam alguma solução para um problema específico. Neste ano o tema do torneio foi “RePLAY” (esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo), desafiando os jovens a repensarem espaços para exercícios, competições e brincadeiras com foco na realidade atual e de olho no futuro. Para isso, os participantes aplicaram os conceitos de STEM (sigla em inglês usada para designar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) na criação de projetos de inovação, construção e programação de robôs para completarem uma série de missões.

Este ano a competição reuniu 16 equipes, com estudantes de nove a 16 anos, que foram avaliados em salas virtuais. Nestas salas virtuais as equipes apresentavam seus projetos e vídeos gravados nos moldes da avaliação proposta, como: desafio do robô, design do robô, projetos de inovação e valores de equipe. A egressa, na posição de juiz, avaliou os alunos na modalidade Core Values, ou seja, os valores fundamentais como trabalho em equipe, respeito mútuo, inclusão e diversão.

Para a egressa Kátia Cilene de Oliveira Silva, “ocorre um sentimento contagiante ao ver crianças e adolescentes apresentando seus projetos na área de Robótica, atuando assim como futuros pesquisadores. Os resultados das competições são fruto de um trabalho em conjunto, tanto dos alunos participantes, quanto dos técnicos que orientam as equipes”. Para saber mais sobre o evento e sobre as equipes classificadas para a etapa nacional, clique aqui.