• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Administrador PPGET extensão -- Publicado em: 08/08/2018 15:13

Aluno do MPET ministra Workshops de Design Thinking no Ocean Samsung

Nos dias 1º e 2 de agosto (quarta e quinta-feira), o aluno do MPET/IFAM, Amarinildo Osório, ministrou quatro (04) Workshops sobre Design Thinking (DT) no Ocean Samsung, em Manaus. Foi a primeira vez que o espaço recebeu uma formação sobre o tema. Capitaneado pela Samsung, o Ocean está vinculado à Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) e funciona como um centro de capacitação tecnológica e de desenvolvimento de soluções.
O primeiro Workshop, realizado em duas sessões (uma à tarde e outra à noite), teve como tema “Design Thinking na Educação: Experiências e Aplicações”. O objetivo foi mostrar como o DT vem sendo aplicado no contexto educacional, tanto para promover a experimentação e a empatia em sala de aula como para trabalhar temas relacionados ao ensino, a partir de experiências relatadas por instituições e educadores em âmbito internacional e nacional.
O segundo Workshop, também realizado em duas sessões (à tarde e à noite), trouxe como tema “Design Thinking para negócios”. Os participantes puderam conhecer como o DT vem sendo usado como uma ferramenta estratégica e para promover inovação, a partir de projetos e aplicações voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, marcas e serviços.

Experiência Prática
Além de conhecer como essa abordagem vem sendo empregada na educação e no mundo dos negócios, os participantes também tiveram algumas atividades práticas. “Apesar do pouco tempo, conseguimos realizar algumas experiências, no sentido de discutir problemas a serem resolvidos por meio do DT e, a partir da formação de equipes de trabalho, iniciamos aplicações de algumas ferramentas e subetapas iniciais do Desing Thinking”, comentou Osório.
Durante os dois dias, os Workshops reuniram cerca de 80 participantes no total, incluindo professores, gestores e pesquisadores em educação durante o Wokshopk 1; e profissionais de diferentes áreas, entre elas: comunicação, computação, marketing, design e saúde, que acompanharam o Workshop 2. “Foi um start sobre o tema e, em parceria com o Ocean, estamos discutindo uma proposta de curso mais completa, para aprofundar o estudo de Desing Thinking para projetos”, finalizou o Osório.
Pesquisa de Mestrado
Em fevereiro deste ano, como parte de sua pesquisa de mestrado, Amarinildo Osório, que é orientado pela Profa. Dra. Andréa Mendonça, realizou um curso de Design Thinking para projetos publicitários, tendo como participantes alunos do Curso Superior de Publicidade do IFAM, Campus Manaus Centro (ver matéria). No 1º dia de Workshop no Ocean, a aluna Kamila do Carmo Gomes da Silva apresentou aos participantes um projeto publicitário desenvolvido com o uso do DT. Este projeto foi orientado por Osório durante o referido curso e, a partir dessa experiência em sala de aula, organizaram um artigo, que foi publicado nos anais do Congresso Brasileiro de Comunicação da Intercom (link para acesso ao trabalho completo) e apresentado em Vilhena (RO) em maio deste ano.
Representando a equipe formada por mais três (03) integrantes, Kamila apresentou o projeto “Enade Day – Viva essa ideia”. Trata-se de uma proposta de evento, com o propósito de difundir informações sobre o Enade e promover a integração entre alunos, professores e coordenação do Curso Superior de Publicidade do IFAM. O projeto é composto de uma programação prévia, protótipo do espaço para a realização do evento e proposta de identidade visual. Todos os elementos foram construídos a partir das fases e ferramentas propostas pelo DT.
O que é Design Thinking (DT)
É uma abordagem ou modelo mental, focada no ser humano e voltada à resolução de problemas complexos. O DT vem sendo utilizado no mundo dos negócios e na educação para diferentes aplicações, com o propósito de gerar inovação e trabalhar valores como a empatia, a experimentação e a prototipação de projetos.
Sobre o Ocean Samsung
Com sedes em São Paulo e Manaus, o Ocean é uma iniciativa mundial da Samsung, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel e fomentar a criação de startups e projetos de base tecnológica. Com modernas instalações, realiza gratuitamente treinamentos, eventos e atividades práticas para diversos públicos: desenvolvedores, designers, empreendedores, estudantes universitários e interessados em geral.
Para saber mais, acesse: www.oceanbrasil.com