Trabalhos aprovados selecionados para Comunicação oral
Conforme orientações para submissão de trabalhos no SETA 2023 <http://ppget.ifam.edu.br/w_seta_novo/index.php/orientacoes-para-submissao/>, divulgamos a seguir os trabalhos selecionados para a Comunicação oral de forma presencial no IFAM, Campus Manaus Centro. As Comunicações orais serão realizadas no dia 23/11/2023 de 9h às 12h e 14h às 17h no Auditório Jorge Alberto Furtado.
Template de apresentações do SETA 2023: AQUI
ARTIGOS CIENTÍFICOS
| HORÁRIO | TÍTULO |
1 | 9H | A Divulgação Científica mediando o aprendizado sobre a flora amazônica: uma experiência em um espaço não formal. |
2 | 9H15 | Plantas medicinais como objeto de estudo do Componente Curricular de Ciências no Ensino Fundamental. |
3 | 9H30 | O ensino remoto e o processo de iniciação de leitura e escrita na educação infantil em meio ao período pandêmico. |
4 | 9H45 | Inclusão e TEA: o que dizem docentes de uma escola estadual de Ensino Fundamental II. |
5 | 10H | A Educação Popular no Contexto Amazônico: conceitos pertinentes ao ensino, presentes na exposição do Museu do Seringal Vila Paraíso. |
6 | 10H15 | A interdisciplinaridade no contexto da Consciência Negra em uma escola pública de Manaus. |
7 | 10H30 | Construção de pilhas caseiras no ensino de química. |
8 | 10H45 | Sequência didática para ensinar sobre saneamento básico no 7° ano do ensino fundamental – anos finais. |
9 | 11H | Desafios enfrentados por docentes em comunidades ribeirinhas do município de Maraã-AM. |
10 | 11H15 | Construção e Comunicação de dados por meio de Gráficos: Cuidados necessários quanto ao uso de Planilhas Eletrônicas. |
11 | 11H30 | Elaboração de objetos digitais para o ensino de Língua Portuguesa: o contexto do Ensino Presencial Mediado por Tecnologia. |
12 | 11H45 | Projeto Contraturno Digital: objetos digitais em apoio à recomposição da aprendizagem. |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
HORÁRIO | TÍTULO | |
13 | 14H | Contribuições do programa de Residência Pedagógica para formação inicial em Ciências Biológicas: reflexões de uma licencianda. |
14 | 14H15 | Projeto GEMCD em Serviço: da valorização do servidor à formação continuada em serviço. |
15 | 14H30 | Plataformas virtuais para o ensino de química: um relato de experiência aplicada a estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Programa Residência Pedagógica. |
16 | 14H45 | Recortes Etnográficos da educação escolar indígena do povo indígena Deni do rio Xeruã. |
17 | 15H | Exercício do Pensamento computacional por meio do uso do Instagram como recurso didático para o ensino de Filosofia. |
18 | 15H15 | Aplicabilidade de sólidos geométricos de forma lúdica. |
19 | 15H30 | Oficinas formativas de Modelagem e Impressão 3D para estudantes do Ensino Médio. |
20 | 15H45 | Exercício do Pensamento computacional por meio do uso do Instagram como recurso didático para o ensino de Filosofia. |
21 | 16H | Vídeo Instrucional – A educação bilíngue em Libras para discentes surdos na EPT: Olhos que veem e mãos que falam. |
22 | 16H15 | Explorando os Perigos da Radiação na Pele Humana: Uma Abordagem Interdisciplinar com Física e Química na UCA. |
23 | 16H30 | Elaboração de vídeo sobre funções mistas presentes nas moléculas do morango na modalidade Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica. |
24 | 16H45 | Amanhecer Amazônico: Histórias de Protagonismos de Escritores da Literatura Amazonense por meio da Produção de um Documentário. |