Histórico SETA 2016

A segunda edição do Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (SETA 2016) foi realizada em Manaus, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), campus Manaus Centro, no período de 14 a 16 de setembro de 2016.

Neste ano, a temática do evento foi “Ciência, Tecnologia e Sociedade no Contexto do Ensino Tecnológico” e teve por objetivo ampliar a reflexão e discussão sobre como promover um ensino que forme cidadãos atentos aos problemas sociais e sensíveis para a busca de soluções que tragam progresso tecnológico e inovação, aliados ao desenvolvimento e bem-estar social.

A palestra de abertura intitulada “Produtos da Pesquisa em ensino: cenário atual, desafios e perspectivas” foi proferida pela Profa. Dra. Giselle Rôças de Souza Fonseca (IFRJ).

O segundo dia de evento, no período da manhã, ocorreu a realização da Oficina “Ferramentas Google para educação”, que teve por objetivo apresentar as ferramentas e recursos de compartilhamento de arquivos no Google Drive; Formulário do Google Drive para coleta de dados e avaliações; Gerenciamento, compartilhamento e permissões de atividades profissionais na agenda; Recursos do Google Docs. A oficina foi ministrada pelas instrutoras Aldemira de Araújo Câmara e Lana Cristina Fernandes Pinto, ambas da Gerência de Tecnologia Educacional – SEMED. Concomitante com a oficina, ocorreu a exibição comentada do filme Ágora. Os comentadores foram o Prof. Dr. João Neto e a Mestranda Darléa Araújo de Souza.

Ainda no segundo dia do evento, no período vespertino, o Prof. Dr. Rochel Monteiro Lago (UFMG) proferiu a palestra intitulada “Ensino, Pesquisa, Inovação e Responsabilidade Social”. Após a palestra, foram realizadas as apresentações dos artigos aprovados para o SETA 2016. As apresentações foram organizadas em salas temáticas no horário de 16h às 17:30 horas: na Sala 1 – Formação de professores, mediada pela Profa. Dra. Ana Cláudia Ribeiro, Prof. Dr. Davi Avelino Leal e Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga; na Sala 2 – Recursos Pedagógicos e experiências em Ensino, mediada pela Profa. Dra. Lucilene da Silva Paes, Prof. Dr. Jean Dalmo Marques e Prof. Dr. Edson Chaves Valente; na Sala 3 – Ciência, Tecnologia e Sociedade no contexto educacional, com os professores mediadores: Prof. Dr. João dos Santos Cabral Neto; Profa. Dra. Andrea P. Mendonça; Prof. Dr. José Anglada Rivera e Profa. Dra. Iandra W. Coelho; na Sala 4 – Educação Inclusiva e Ensino, com os professores mediadores Profa. Dra. Elaine Maria Bessa R. Guerreiro, Profa. Dra. Rosa Azevedo e Prof. Dr. Nilton Ponciano.

No terceiro e último dia de evento, no turno matutino, foram realizados os relatos de experiência “Minha prática em aula: relato de experiência de professores da educação básica, técnica e/ou tecnológica”. Em paralelo, ocorreu a segunda oficina do SETA, ministrada pelo Prof. Dr. Rochel Monteiro Lago (UFMG), intitulada “Comunicando sua ideia de negócio com investidores e parceiros” e teve como objetivo trabalhar a comunicação eficiente com investidores e parceiros para possíveis negócios em educação.

O período vespertino foi marcado pelo Momento Cultural com a apresentação da Orquestra Filarmônica do Amazonas, seguida pela palestra de encerramento intitulada “Ciência, Tecnologia, Sociedade e Formação de Professores em uma Perspectiva Inovadora” proferida pelo Prof. Dr. Walter Bazzo (UFSC). Para celebrar o trabalho desenvolvido e confraternizar com os participantes foi realizado um coffee break no encerramento.