CONFERÊNCIA DE ABERTURA 

“Diálogos sobre Produtos Educacionais na Educação Básica: Dimensões, Desafios e Implicações Pedagógicas”.

Convidada: Dra. France Fraiha Martins (UFPA)

Minibio: Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará – CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/IEMCI/UFPA. Recebeu Menção Honrosa do Prêmio Capes de Tese – 2015. É pesquisadora narrativa e desenvolve pesquisas na linha Formação de Professores com trabalhos voltados para a educação a distância e para o uso de tecnologias digitais em situações de ensino. É docente da Universidade Federal do Pará – UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica – IEMCI e membro do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores (TRANS)FORMAÇÃO, vinculado ao IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemáticas. Atua também no Programa de Pós-graduação da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC) na linha de pesquisa Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática. 

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/4765567823575996

Data: 22/11/2023

Horário: 09h00

Inscreva-se aqui: Link

 

MESA REDONDA 

“Avaliação dos Produtos Educacionais na área de Ensino: Desafios e Possibilidades Formativas”

Convidadas: Dra. Ivanise Maria Rizzatti (UFRR), Ma. Aldemira de Araújo Câmara (PPGET/IFAM), e Ma. Marcella Sarah Filgueiras de Farias (PPGET/IFAM).

Sobre as convidadas:

Aldemira de Araújo Câmara: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – PPGET/IFAM. Mestra em Ensino Tecnológico pelo mesmo instituto. Graduada em PEDAGOGIA com habilitação em SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL pela Universidade Federal do Amazonas; possui as seguintes especializações (lato sensu) em TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e em GESTÃO ESCOLAR pela Universidade Federal do Amazonas. Servidora efetiva da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) como Professora e Pedagoga da Educação Básica. Atuou de 2013 a 2020 como Gerente na Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), setor responsável pela formação dos professores da rede municipal de ensino de Manaus com foco na pesquisa e desenvolvimento de projetos interdisciplinares relacionados à inserção das tecnologias no processo ensino-aprendizagem. Atualmente, coordena o CATE (Coordenação de Assessoramento de Tecnologias Educacionais) do Centro de Mídias da SEDUC/AM onde assessora os professores das escolas estaduais no desenvolvimento, orientação e acompanhamento dos projetos de ensino-aprendizagem com uso das Tecnologias Educacionais. Possui experiência na Coordenação de cursos em EAD adquiridas em instituições como CETAM EAD, SENAC/AM, CEFORT/UFAM e IFAM. Possui experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Educação, Supervisão e Orientação Escolar, Tecnologias na Educação, Formação de Professores, Educação Especial, Alfabetização, Gestão Escolar, Educação a Distância e Aprendizagem Baseada em Projetos.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0611569569005807

Marcella Sarah Filgueiras de Farias: Doutoranda em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas –  IFAM, mestrado profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2019) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Amazonas (2009). Participa do Grupo de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN) do IFAM. Realiza pesquisas com foco em design, tecnologias no ensino e aprendizagem e processo de desenvolvimento de produtos educacionais. 

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/7138080439482364

Data: 22/11/2023

Horário: 15h00

Inscreva-se aqui: Link

 

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO 

Título: “Produtos Educacionais do PPGET/IFAM em foco”

Convidadas: Dra. Cinara Calvi Anic Cabral (PPGET/IFAM) e Dra. Andréa Pereira Mendonça (PPGET/IFAM).

Sobre as convidadas:

Dra. Cinara Calvi Anic Cabral: Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2002), e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2016). Atualmente é professora do ensino superior e pós-graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM, atuando nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática e mestrado profissional em Ensino Tecnológico. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de Biologia, metodologia da pesquisa científica, além da experiência como professora no ensino fundamental, médio e superior.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/1702387634067240

Dra. Andréa Pereira Mendonça: É professora titular do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), sendo servidora desde 1998. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Na graduação do IFAM, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), atuando no Curso de Mestrado e Doutorado. É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino (GIRPEN). Realiza pesquisas com foco em metodologias para resolução de problemas, aprendizagem baseada em projetos, design de aprendizagem, educação em Computação, pensamento computacional e processo de desenvolvimento de produtos educacionais.

Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/0938462047218130

Data: 24/11/2023

Horário: 14h00

Inscreva-se aqui: Link