Trabalhos aprovados (SETA 2024)
Acompanhe a seguir a relação de trabalhos aprovados categorizados em suas respectivas TRILHAS E EIXOS TEMÁTICOS.
ARTIGOS APROVADOS #SETA2024
Abrange conteúdos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); CTS e Ambiente (CTSA); Letramento e Alfabetização Científica; Divulgação Científica; Educação no Campo e Ribeirinha na Amazônia. Diretor: Anderson Soares. | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
350 | Fabricio de Oliveira Farias e Daniel Richardson de Carvalho Sena | Aprendizagem por investigação aplicada à Geografia: Uma atividade sobre as Voçorocas na cidade de Manaus. |
413 | Risolda Maria Silva Farias e Darlinda Dias Monteiro | Hora do experimento uma ferramenta de inclusão para o processo de enculturação científica a ser trabalhado com os alunos do 1° série no Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica. |
415 | Heberson Cardoso de Moura; Manoela Suely Sena Lisboa e Hemelly da Silva Areias | O Ensino presencial com mediação tecnológica na região do Amazonas: uma revisão bibliográfica. |
440 | Andreza Souza Barbosa; Luna Wihssu Éowyn Vaz Blankenhor; Camila Vitória Reis da Silva e Jenifer Beatriz Oliveira Nogueira | Laboratório de Simulação Matemática. |
426 | Pollyane Correa; Adrian Ulrich Almeida Pereira; Alexandre da Silva Ferreira e Vinicius Chaves Samuel | Análise de sólidos solúveis totais em frutos: uma proposta de aprendizagem da Química. |
447 | Orlando Pilar Arruda e Cláudia Araújo de Lima | A educação no Pantanal Sul-Mato-Grossense: os desafios dos Professores das Águas em Corumbá-MS. |
445 | Nancy Barbosa Negreiros, João Chixaro de Souza Neto, José Henrique Coêlho Nunez e Daniel Guedes de Oliveira Fonseca | A Química das Cores: utilizando tintas ecológicas com matérias-primas encontradas na região Amazônica no Ensino de Ciências na escola Christ Master. |
346 | Fábio Guimarães de Carvalho | Letramento Científico e Socioambiental: desafios e possibilidades para a educação no contexto Amazônico |
Abrange conteúdos sobre as Diversidades Culturais: educação especial, experiências pedagógicas inclusivas advindas dos diferentes atores escolares, problemáticas que envolvem questões étnico-raciais, linguísticas, culturais e de gênero, em espaços escolares nas suas múltiplas dimensões. Desafios da educação para a diversidade, considerando avanços e possibilidades neste campo. Diretora: Eliane Barth Tavares. | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
427 | Zenaide Batista da Silva Ana Cláudia Ribeiro de Souza Paulo Marreiro dos Santos Júnior | A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o lúdico no ensino de história para alunos surdos. |
437 | Mara Betanha de Andrade Leones Maria Lucilene de Carvalho Elaine Barbosa Amazonas Paulo Marreiro dos Santos Junior | O uso da ferramenta Padlet como recurso pedagógico digital para desenvolver a habilidade de escrita nas aulas de língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: uma perspectiva de acessibilidade |
443 | Maria José Nice Paiva Lima Katia Maria Guimarães Costa | A educação inclusiva no amazonas: legislação, conceitos e inovação
|
Abrange conteúdos sobre Trabalhos Docentes; Formação de Professores; Processos e Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Currículo e Políticas Públicas. Diretora: Amanda Chelly. | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
338 | José Galúcio Campos Nayhara Carvalho dos Santos Damasceno
| Práticas semióticas no ensino de física direcionadas ao contexto da educação inclusiva |
343 | Paula Cristina Rodrigues da Silva Lucilene da Silva Paes Fabricio de Oliveira Farias | Explorando a ciência: aprendendo por meio da experimentação em sala de aula
|
345 | Izis Rachel Freitas Maciel Rosa Oliveira Marins Azevedo | Formação do professor presencial do ensino médio presencial mediado por tecnologia |
355 | Luciene de Almeida Barros Pinheiro Rosa Oliveira Marins Azevedo | Campo de estudo sobre formação de professores: elementos básicos na realização de pesquisa |
356 | Nathalia Marcela Batista dos Santos Felipe Nery Saldanha Braga Luciene da Silva Hounsell Nascimento Romilda Alves Guerreiro | Utilização da régua algébrica como modelo didático para o ensino de morfologia floral
|
367 | Julio Cesar Brito Andréa Pereira Mendonça | Ensino-aprendizagem da função afim para alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta baseada em investigações matemáticas |
399 | Michelle Linares de Lima Michelle da Silva Santos Gabriela Mavignier Dacio da Costa | A importância e os desafios do Itinerário Amazônico no processo de aprendizagem no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia do Amazonas
|
411 | Lucenir da Silva Frazão
| Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de experiências do PARFOR-Amazonas |
450 | Adriana Gama do Nascimento Maia Alysson Roberto Garcia Azevedo Fabricio de Oliveira Farias Andréa Pereira Mendonça | Desenvolvimento do pensamento computacional: Um olhar para a vivência do aprendiz |
460 | Joyce Camila Martins Denilson Saturnino da Silva | A retextualização de obras literárias no contexto do EPMT: da linguagem verbal escrita à audiovisual |
Abrange conteúdos sobre Produtos Educacionais e Tecnologias Educacionais; Produtos Educacionais e Tecnologia da Palavra; Produtos Educacionais e Tecnologia da Concepção; Produtos Educacionais e Tecnologias Sociais. Diretor: Daniel Gomes | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
371 | Ismael freire bata, José Galúcio Campos, Nelson de Oliveira Rezende, Graciane Castro Meireles | A Pesquisa Baseada em Design (DBR) e a produção de conhecimento reutilizável no ensino de ciências |
378 | Arlana Braga Silva, Brena Pacheco Cidade, Hercules Jesus Freitas, Millena Almeida Sales | O Blog como Ferramenta de Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas: Uma Proposta para o Ensino de Competências Digitais |
379 | Caio Cesar Faneco Gonzaga, Nelson Thiago da Silva Pinto, Lucas Andrade, Carlos Souza | Uso do blog como diário de bordo e ferramenta de aprendizagem baseada em metodologias ativas |
380 | Carlos Eduardo Ventura Silva, Daniele Simas Guimaraes, Luis Felipe Ignarra Feitosa, Victor Flávio Arantes | O Blog como Ferramenta de Aprendizagem em Metodologias Ativas |
381 | Elineide Nazare, Vinicius Araújo, Marielle Santos, Luis Gama | O Potencial dos Blogs como Ferramenta de Aprendizado na Educação |
384 | Clicia Maria Silva da Cruz, Marcio Brener Cantuária Santos, Armando de Oliveira Gonçalves Neto, Kamila dos Santos Souza | Metodologias Ativas de Aprendizagem: Blogs como Ferramenta de Protagonismos e Desenvolvimento de Competências Críticas e Colaborativas em Projetos de Capacitação Profissional |
386 | Ademar Alves Castro Filho, Jade Andreina Menezes dos Santos, Natália de Sousa Rufino, Rodrigo Lima de Souza | Utilização de Blogs como Ferramenta de Documentação e Auxílio Didático no Ensino de Tecnologias Emergentes: Um Estudo do Projeto de Capacitação em Hyperautomation |
387 | Luciana Maciel, Alessandro Oliveira, Ana Karoline Souza, Alexsander Rene | Metodologias Ativas no Ensino: Promovendo o Aprendizado Ativo com o Uso do Blogger |
388 | Luan Pinheiro, Antonio Carlos Nascimento, Francisco Narcisio Torquato, Samah Ely Sampaio | Aprendizagem Baseada em Problemas: Potencializando Habilidades Técnicas e Comunicativas com Blogs |
392 | Sabrina da Silva Frazão, Jonas Santos dos Santos, Diego da Silva Raposo, Antônio José Fernandes Neto | Do Conceito à Prática: O Blog como Produto Educacional |
408 | Larissa Cardoso Feijó | Escape Room (Sala de fuga) digital como proposta inovadora no Ensino da Contabilidade Gerencial |
458 | Laura Silva Lima, Iandra Silva Coelho | História Em Ação: Uma abordagem ativa para o ensino da Guerra de Canudos |
474 | Fernanda Almeida Magalhães | Prancha de alto-relevo: Material didático de baixo custo no ensino de química para estudantes cegos |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA APROVADOS #SETA2024
Incluem-se os relatos de experiência cuja temática é a Formação de Professores. Diretora: Caroline de Souza Borges | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
417 | Ana Patrícia P. e Silva; Carmem Lúcia de S. ribeiro. | Desafios e Estratégias para o Letramento Digital: experiências na formação continuada de professores no interior do Amazonas. |
435 | Manoel Tavares F. júnior; Darlane Cristina M. Saraiva | Explorando a Inclusão: experiências práticas no projeto Arumã. |
439
| Maria Nelciane A. da Silva; Moiciclaudia S. Sahdo; Rayane Santos B. de Albuquerque; Keila Neves da Mota. | Documentação Pedagógica na Creche: um olhar para autotia docente em mini’histórias contempladas em um e-book |
Incluem-se os que registram Processos de Ensino. Diretora: Paula Cristina Rodrigues da Silva | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
363 | Afonso Santos de Souza e Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena | Empreendedorismo Juvenil e Conscientização Ecológica por meio da Criação de Startups.
|
442 | Aldenize Pinto de Melo do Nascimento; Kennedy Gordiano Assunção; Esther Lívia Rodrigues da Costa Querino e Juan Miguel Ribeiro Guedes
|
Educação Ambiental Decolonial e Antirracista. |
391 | Caroline de Souza Borges e Jean Dalmo de Oliveira Marques. | Ciclos Biogeoquímicos: Um relato de experiência na análise dos Livros Didáticos do Novo Ensino Médio na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. |
360 | Denise Bezerra Rodrigues Gomes; Maria Glaucimeire Silva Graça e Nayara Brandão França Figueiredo. | LUZ, CÂMERA, Conscientização: facilitando o acesso às informações científicas sobre Educação Ambiental na Escola Estadual Nathália Uchôa. |
370 | Edilane Sabino Barboza e Marcos Tulios Frota Ladislau | O uso da Experimentação como Estratégia no Ensino de Ciências: simulação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para abordar a temática Saúde Pública. |
359
| Fabricio de Oliveira Farias; Deisiane Gomes Bezerra e Priscila Lima Marques. | O uso da Tecnologia Assistiva no Processo Ensino e Aprendizagem de Física. |
467
| Flaviana Lopes Cruz e Aldemira de Araújo Câmara | Projeto Amazon Maker Mission nas Comunidades Ribeirinhas de Manaus: uma experiência prática, inovadora e sustentável por meio da abordagem STEAM. |
405
| Francisco Irapuan Ribeiro; Rafael Henrique Oliveira Freire: Miguel Araújo da Silva; Rafaela Rodrigues Grequi; Sérgio Thiago do Nascimento Nina | Oficina de ROLE-PLAYING GAME – RPG de mesa como educação para o lazer no Ensino Médio Integrado do IFAM – CMC. |
376
| Josivânia Sena de Aguiar Silva; Marcos Túlios Frota Ladislau e Daniela Lima Morais | Alquimia Amazônica em Sala Temática: A Química dos Rituais Indígenas e dos Frutos da Floresta sob uma Perspectiva Interdisciplinar.
|
473
| Júlia de Souza Gomes e José Carlos Duarte | Oficina de Introdução à Informática para Inclusão Digital: Relato de Experiência de um projeto de extensão.
|
448
| Juliana Oliveira Miranda; Ana Beatriz de Melo da Costa; Gabriella Ramires Carvalho e Maria Clara Tavares dos Santos | Relato de experiência transdisciplinar com o projeto “Mostra de Jogos Matemáticos Sustentáveis”. |
364
| Liliane de Moura Caria | Intervenção em casos de Alfabetização Tardia com Práticas de Diferenciação Pedagógica em uma Escola Municipal de Manaus. |
375
| Luciana Vieira da Silva | A Comunicação Alternativa contribuindo no Processo de Aprendizagem dos alunos não verbais. |
456
| Lucielen Nunes Barroso Nascimento e Marisol Elias de Barros Plácido | A utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de Fontes Renováveis como tema da Disciplina de Projetos Integradores.
|
420
| Luiz Felipe Amaral Costa; Edson de Oliveira Nunes; Alexandre Lima da Cruz | O Ensino da Matemática por meio das lógicas de programação: As Contribuições do Visualg. |
358
| Maria Raquel Souza Santos e Josemar Farias da Silva | Bebês e Crianças Venezuelanas na Rota Migratória: Um Berço Distante e uma Creche que Acolhe na Educação Infantil. |
403
| Nidianne Nascimento Vilhena; Fernanda Gomes Pereira; Gilmar de Aragão da Costa; Thamires dos Santos Nunes | Ensino de Primeiros Socorros na Educação Infantil: A Lei Lucas em Ação na Escola Municipal Sara Barroso Cordeiro. |
348 | Paula Cristina Rodrigues da Silva
| Revisitando a trajetória histórica do MUSA (Museu da Amazônia): Uma Experiência Botânica. |
400
| Renata Ipiranga de Oliveira e Gerberson Vieira de Oliveira |
Da Pesquisa à Visualização: Criando Gráficos Informativos. |
433
| Sara de Oliveira Rodrigues; Paola da Cruz Rodrigues; Silvana Barboza De Souza e Iracy Teixeira Batista |
Educação que corre com os Rios: Práticas Pedagógicas Inovadoras da FAZ. |
469
| Sarah Jane Colares da Silva; Denise Bezerra Rodrigues Gomes; Efraim Menezes de Lima Costa e Ingrid Sammyne Gadelha Figueiredo |
Repensando o Ensino Público: A Transformação do Laboratório Escolar com Design Thinking – Um Relato de Experiência. |
340
| Tatianne Melo Dantas | A Importância do Uso do Canal Chuchu TV para o Ensino da Língua Inglesa utilizando Músicas com Rimas na Educação Infantil. |
Inclui relatos de experiência que descrevem aplicações de Produtos e Tecnologias Educacionais. Diretora: Marcela | ||
CÓDIGO | AUTORES | TÍTULO |
431 | Beatriz Barreto da Costa, Edimilson dos Santos Costa | Relato de Experiência: Monitoria em Informática Básica (Pacote Office) com o uso de IA generativa |
449 | Anna Carla de Castro Paixão; Giseli Albuquerque de Oliveira; Luís Cláudio da Silva Carvalho; Márlio Sandriney Mendonça Pereira | O Scratch como ferramenta na educação ambiental: uma ação de preservação da Amazônia |
452
| Ana Graziela Gomes Travassos; Maria Raquel Souza dos Santos; Ivanilson Coutinho Marinho; Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena | Educação ambiental através de Construção de Terrários na educação infantil |