Trabalhos aprovados (SETA 2024)
Acompanhe a seguir a relação de trabalhos aprovados categorizados em suas respectivas TRILHAS E EIXOS TEMÁTICOS.
ARTIGOS APROVADOS #SETA2024
Abrange conteúdos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); CTS e Ambiente (CTSA); Letramento e Alfabetização Científica; Divulgação Científica; Educação no Campo e Ribeirinha na Amazônia. Diretor: Anderson Soares.  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
350  | Fabricio de Oliveira Farias e Daniel Richardson de Carvalho Sena  | Aprendizagem por investigação aplicada à Geografia: Uma atividade sobre as Voçorocas na cidade de Manaus.  | 
413  | Risolda Maria Silva Farias e Darlinda Dias Monteiro  | Hora do experimento uma ferramenta de inclusão para o processo de enculturação científica a ser trabalhado com os alunos do 1° série no Ensino Médio Presencial por Mediação Tecnológica.  | 
415  | Heberson Cardoso de Moura; Manoela Suely Sena Lisboa e Hemelly da Silva Areias  | O Ensino presencial com mediação tecnológica na região do Amazonas: uma revisão bibliográfica.  | 
440  | Andreza Souza Barbosa; Luna Wihssu Éowyn Vaz Blankenhor; Camila Vitória Reis da Silva e Jenifer Beatriz Oliveira Nogueira  | Laboratório de Simulação Matemática.  | 
426  | Pollyane Correa; Adrian Ulrich Almeida Pereira; Alexandre da Silva Ferreira e Vinicius Chaves Samuel  | Análise de sólidos solúveis totais em frutos: uma proposta de aprendizagem da Química.  | 
447  | Orlando Pilar Arruda e Cláudia Araújo de Lima  | A educação no Pantanal Sul-Mato-Grossense: os desafios dos Professores das Águas em Corumbá-MS.  | 
445  | Nancy Barbosa Negreiros, João Chixaro de Souza Neto, José Henrique Coêlho Nunez e Daniel Guedes de Oliveira Fonseca  | A Química das Cores: utilizando tintas ecológicas com matérias-primas encontradas na região Amazônica no Ensino de Ciências na escola Christ Master.  | 
346  | Fábio Guimarães de Carvalho  | Letramento Científico e Socioambiental: desafios e possibilidades para a educação no contexto Amazônico  | 
Abrange conteúdos sobre as Diversidades Culturais: educação especial, experiências pedagógicas inclusivas advindas dos diferentes atores escolares, problemáticas que envolvem questões étnico-raciais, linguísticas, culturais e de gênero, em espaços escolares nas suas múltiplas dimensões. Desafios da educação para a diversidade, considerando avanços e possibilidades neste campo. Diretora: Eliane Barth Tavares.  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
427  | Zenaide Batista da Silva Ana Cláudia Ribeiro de Souza Paulo Marreiro dos Santos Júnior  | A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o lúdico no ensino de história para alunos surdos.  | 
437  | Mara Betanha de Andrade Leones Maria Lucilene de Carvalho Elaine Barbosa Amazonas Paulo Marreiro dos Santos Junior  | O uso da ferramenta Padlet como recurso pedagógico digital para desenvolver a habilidade de escrita nas aulas de língua Inglesa no Ensino Médio Integrado: uma perspectiva de acessibilidade  | 
443  | Maria José Nice Paiva Lima Katia Maria Guimarães Costa  | A educação inclusiva no amazonas: legislação, conceitos e inovação 
  | 
Abrange conteúdos sobre Trabalhos Docentes; Formação de Professores; Processos e Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Currículo e Políticas Públicas. Diretora: Amanda Chelly.  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
338  | José Galúcio Campos Nayhara Carvalho dos Santos Damasceno 
  | Práticas semióticas no ensino de física direcionadas ao contexto da educação inclusiva  | 
343  | Paula Cristina Rodrigues da Silva Lucilene da Silva Paes Fabricio de Oliveira Farias  | Explorando a ciência: aprendendo por meio da experimentação em sala de aula 
  | 
345  | Izis Rachel Freitas Maciel Rosa Oliveira Marins Azevedo  | Formação do professor presencial do ensino médio presencial mediado por tecnologia  | 
355  | Luciene de Almeida Barros Pinheiro Rosa Oliveira Marins Azevedo  | Campo de estudo sobre formação de professores: elementos básicos na realização de pesquisa  | 
356  | Nathalia Marcela Batista dos Santos Felipe Nery Saldanha Braga Luciene da Silva Hounsell Nascimento Romilda Alves Guerreiro  | Utilização da régua algébrica como modelo didático para o ensino de morfologia floral 
  | 
367  | Julio Cesar Brito Andréa Pereira Mendonça  | Ensino-aprendizagem da função afim para alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta baseada em investigações matemáticas  | 
399  | Michelle Linares de Lima Michelle da Silva Santos Gabriela Mavignier Dacio da Costa  | A importância e os desafios do Itinerário Amazônico no processo de aprendizagem no Ensino Presencial Mediado por Tecnologia do Amazonas 
  | 
411  | Lucenir da Silva Frazão 
  | Decolonialidade e desenvolvimento profissional docente: reflexões a partir de experiências do PARFOR-Amazonas  | 
450  | Adriana Gama do Nascimento Maia Alysson Roberto Garcia Azevedo Fabricio de Oliveira Farias Andréa Pereira Mendonça  | Desenvolvimento do pensamento computacional: Um olhar para a vivência do aprendiz  | 
460  | Joyce Camila Martins Denilson Saturnino da Silva  | A retextualização de obras literárias no contexto do EPMT: da linguagem verbal escrita à audiovisual  | 
Abrange conteúdos sobre Produtos Educacionais e Tecnologias Educacionais; Produtos Educacionais e Tecnologia da Palavra; Produtos Educacionais e Tecnologia da Concepção; Produtos Educacionais e Tecnologias Sociais. Diretor: Daniel Gomes  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
371  | Ismael freire bata, José Galúcio Campos, Nelson de Oliveira Rezende, Graciane Castro Meireles  | A Pesquisa Baseada em Design (DBR) e a produção de conhecimento reutilizável no ensino de ciências  | 
378  | Arlana Braga Silva, Brena Pacheco Cidade, Hercules Jesus Freitas, Millena Almeida Sales  | O Blog como Ferramenta de Aprendizagem Baseada em Metodologias Ativas: Uma Proposta para o Ensino de Competências Digitais  | 
379  | Caio Cesar Faneco Gonzaga, Nelson Thiago da Silva Pinto, Lucas Andrade, Carlos Souza  | Uso do blog como diário de bordo e ferramenta de aprendizagem baseada em metodologias ativas  | 
380  | Carlos Eduardo Ventura Silva, Daniele Simas Guimaraes, Luis Felipe Ignarra Feitosa, Victor Flávio Arantes  | O Blog como Ferramenta de Aprendizagem em Metodologias Ativas  | 
381  | Elineide Nazare, Vinicius Araújo, Marielle Santos, Luis Gama  | O Potencial dos Blogs como Ferramenta de Aprendizado na Educação  | 
384  | Clicia Maria Silva da Cruz, Marcio Brener Cantuária Santos, Armando de Oliveira Gonçalves Neto, Kamila dos Santos Souza  | Metodologias Ativas de Aprendizagem: Blogs como Ferramenta de Protagonismos e Desenvolvimento de Competências Críticas e Colaborativas em Projetos de Capacitação Profissional  | 
386  | Ademar Alves Castro Filho, Jade Andreina Menezes dos Santos, Natália de Sousa Rufino, Rodrigo Lima de Souza  | Utilização de Blogs como Ferramenta de Documentação e Auxílio Didático no Ensino de Tecnologias Emergentes: Um Estudo do Projeto de Capacitação em Hyperautomation  | 
387  | Luciana Maciel, Alessandro Oliveira, Ana Karoline Souza, Alexsander Rene  | Metodologias Ativas no Ensino: Promovendo o Aprendizado Ativo com o Uso do Blogger  | 
388  | Luan Pinheiro, Antonio Carlos Nascimento, Francisco Narcisio Torquato, Samah Ely Sampaio  | Aprendizagem Baseada em Problemas: Potencializando Habilidades Técnicas e Comunicativas com Blogs  | 
392  | Sabrina da Silva Frazão, Jonas Santos dos Santos, Diego da Silva Raposo, Antônio José Fernandes Neto  | Do Conceito à Prática: O Blog como Produto Educacional  | 
408  | Larissa Cardoso Feijó  | Escape Room (Sala de fuga) digital como proposta inovadora no Ensino da Contabilidade Gerencial  | 
458  | Laura Silva Lima, Iandra Silva Coelho  | História Em Ação: Uma abordagem ativa para o ensino da Guerra de Canudos  | 
474  | Fernanda Almeida Magalhães  | Prancha de alto-relevo: Material didático de baixo custo no ensino de química para estudantes cegos  | 
RELATOS DE EXPERIÊNCIA APROVADOS #SETA2024
Incluem-se os relatos de experiência cuja temática é a Formação de Professores. Diretora: Caroline de Souza Borges  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
417  | Ana Patrícia P. e Silva; Carmem Lúcia de S. ribeiro.  | Desafios e Estratégias para o Letramento Digital: experiências na formação continuada de professores no interior do Amazonas.  | 
435  | Manoel Tavares F. júnior; Darlane Cristina M. Saraiva  | Explorando a Inclusão: experiências práticas no projeto Arumã.  | 
439 
  | Maria Nelciane A. da Silva; Moiciclaudia S. Sahdo; Rayane Santos B. de Albuquerque; Keila Neves da Mota.  | Documentação Pedagógica na Creche: um olhar para autotia docente em mini’histórias contempladas em um e-book  | 
Incluem-se os que registram Processos de Ensino. Diretora: Paula Cristina Rodrigues da Silva  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
363  | Afonso Santos de Souza e Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena  | Empreendedorismo Juvenil e Conscientização Ecológica por meio da Criação de Startups. 
 
  | 
442  | Aldenize Pinto de Melo do Nascimento; Kennedy Gordiano Assunção; Esther Lívia Rodrigues da Costa Querino e Juan Miguel Ribeiro Guedes 
 
  | 
 Educação Ambiental Decolonial e Antirracista.  | 
391  | Caroline de Souza Borges e Jean Dalmo de Oliveira Marques.  | Ciclos Biogeoquímicos: Um relato de experiência na análise dos Livros Didáticos do Novo Ensino Médio na Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.  | 
360  | Denise Bezerra Rodrigues Gomes; Maria Glaucimeire Silva Graça e Nayara Brandão França Figueiredo.  | LUZ, CÂMERA, Conscientização: facilitando o acesso às informações científicas sobre Educação Ambiental na Escola Estadual Nathália Uchôa.  | 
370  | Edilane Sabino Barboza e Marcos Tulios Frota Ladislau  | O uso da Experimentação como Estratégia no Ensino de Ciências: simulação de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para abordar a temática Saúde Pública.  | 
359 
 
 
 
  | Fabricio de Oliveira Farias; Deisiane Gomes Bezerra e Priscila Lima Marques.  | O uso da Tecnologia Assistiva no Processo Ensino e Aprendizagem de Física.  | 
467 
  | Flaviana Lopes Cruz e Aldemira de Araújo Câmara  | Projeto Amazon Maker Mission nas Comunidades Ribeirinhas de Manaus: uma experiência prática, inovadora e sustentável por meio da abordagem STEAM.  | 
405 
 
  | Francisco Irapuan Ribeiro; Rafael Henrique Oliveira Freire: Miguel Araújo da Silva; Rafaela Rodrigues Grequi; Sérgio Thiago do Nascimento Nina  | Oficina de ROLE-PLAYING GAME – RPG de mesa como educação para o lazer no Ensino Médio Integrado do IFAM – CMC.  | 
376 
  | Josivânia Sena de Aguiar Silva; Marcos Túlios Frota Ladislau e Daniela Lima Morais  | Alquimia Amazônica em Sala Temática: A Química dos Rituais Indígenas e dos Frutos da Floresta sob uma Perspectiva Interdisciplinar. 
  | 
473 
 
  | Júlia de Souza Gomes e José Carlos Duarte  | Oficina de Introdução à Informática para Inclusão Digital: Relato de Experiência de um projeto de extensão. 
  | 
 448 
  | Juliana Oliveira Miranda; Ana Beatriz de Melo da Costa; Gabriella Ramires Carvalho e Maria Clara Tavares dos Santos  | Relato de experiência transdisciplinar com o projeto “Mostra de Jogos Matemáticos Sustentáveis”.  | 
364 
 
  | Liliane de Moura Caria  | Intervenção em casos de Alfabetização Tardia com Práticas de Diferenciação Pedagógica em uma Escola Municipal de Manaus.  | 
375 
 
  | Luciana Vieira da Silva  | A Comunicação Alternativa contribuindo no Processo de Aprendizagem dos alunos não verbais.  | 
456 
  | Lucielen Nunes Barroso Nascimento e Marisol Elias de Barros Plácido  | A utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de Fontes Renováveis como tema da Disciplina de Projetos Integradores. 
  | 
420 
  | Luiz Felipe Amaral Costa; Edson de Oliveira Nunes; Alexandre Lima da Cruz  | O Ensino da Matemática por meio das lógicas de programação: As Contribuições do Visualg.  | 
358 
  | Maria Raquel Souza Santos e Josemar Farias da Silva  | Bebês e Crianças Venezuelanas na Rota Migratória: Um Berço Distante e uma Creche que Acolhe na Educação Infantil.  | 
 403 
  | Nidianne Nascimento Vilhena; Fernanda Gomes Pereira; Gilmar de Aragão da Costa; Thamires dos Santos Nunes  | Ensino de Primeiros Socorros na Educação Infantil: A Lei Lucas em Ação na Escola Municipal Sara Barroso Cordeiro.  | 
 348  | Paula Cristina Rodrigues da Silva 
  | Revisitando a trajetória histórica do MUSA (Museu da Amazônia): Uma Experiência Botânica.  | 
 400 
  | Renata Ipiranga de Oliveira e Gerberson Vieira de Oliveira  | 
 Da Pesquisa à Visualização: Criando Gráficos Informativos.  | 
 433 
  | Sara de Oliveira Rodrigues; Paola da Cruz Rodrigues; Silvana Barboza De Souza e Iracy Teixeira Batista  | 
 Educação que corre com os Rios: Práticas Pedagógicas Inovadoras da FAZ.  | 
 469 
 
  | Sarah Jane Colares da Silva; Denise Bezerra Rodrigues Gomes; Efraim Menezes de Lima Costa e Ingrid Sammyne Gadelha Figueiredo  | 
 Repensando o Ensino Público: A Transformação do Laboratório Escolar com Design Thinking – Um Relato de Experiência.  | 
340 
  | Tatianne Melo Dantas  | A Importância do Uso do Canal Chuchu TV para o Ensino da Língua Inglesa utilizando Músicas com Rimas na Educação Infantil.  | 
Inclui relatos de experiência que descrevem aplicações de Produtos e Tecnologias Educacionais. Diretora: Marcela  | ||
CÓDIGO  | AUTORES  | TÍTULO  | 
431  | Beatriz Barreto da Costa, Edimilson dos Santos Costa  | Relato de Experiência: Monitoria em Informática Básica (Pacote Office) com o uso de IA generativa  | 
449  | Anna Carla de Castro Paixão; Giseli Albuquerque de Oliveira; Luís Cláudio da Silva Carvalho; Márlio Sandriney Mendonça Pereira  | O Scratch como ferramenta na educação ambiental: uma ação de preservação da Amazônia  | 
452 
  | Ana Graziela Gomes Travassos; Maria Raquel Souza dos Santos; Ivanilson Coutinho Marinho; Juliana Mesquita Vidal Martinez de Lucena  | Educação ambiental através de Construção de Terrários na educação infantil  | 
