Teve início na manhã desta quarta-feira, 27, e segue até a próxima sexta-feira, 29, o 10º Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas (Seta 2024), edição alusiva ao aniversário de 10 anos do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET/IFAM). O evento está sendo realizado no Campus Manaus Centro (CMC/IFAM).
O objetivo principal do Seta, que nesta 10º edição aborda o tema “Conectando saberes por meio da formação e do ensino tecnológico na Amazônia”, é integrar professores da educação básica, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação com vistas ao fortalecimento do programa, por meio do incentivo às pesquisas no campo da formação de professores e do desenvolvimento de soluções inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem.
Abertura oficial – Durante a solenidade de abertura, ocorrida na manhã desta quarta-feira, no auditório do CMC/IFAM, os gestores institucionais e representantes de instituições parceiras falaram sobre o histórico do programa, sobre como ele tem contribuído para o desenvolvimento do ensino e da educação na região Amazônica.
Segundo a diretora de Ensino do CMC/IFAM, professora Neila Xavier, a qualidade das pesquisas desenvolvidas no PPGET representam um diferencial na região. “Parabenizamos a todos que compõem o programa, pois sabemos a diferença que o PPGET faz no contexto amazônico, por meio de pesquisas relevantes, fruto de muito esforço e compromisso”, frisou Neila.
Para a diretora de Pós-graduação do IFAM, professora Laís da Gama, o protagonismo dos estudantes tem sido decisivo para o sucesso do evento e do programa. “Nestes dez anos comemoramos o sucesso desse programa que é considerado referência na região norte, pela Capes, para outras instituições de ensino superior que estão iniciando a oferta de programas profissionais. Fiquem cientes de que os produtos originados no PPGET e socializados no Seta não estão mais restritos ao Amazonas e região norte, mas repercutem em outras regiões do Brasil”, ressaltou Laís.
Instituições parceiras – Outro importante objetivo do PPGET é fortalecer as parcerias com as secretarias municipal e estadual de educação, com o intuito de ampliar a divulgação do programa para os professores das redes, que tenham interesse em ingressar nos cursos de mestrado e doutorado.
Além dos gestores institucionais da Reitoria e do CMC, participaram da abertura do Seta, representantes das secretarias municipal e estadual de educação: a gerente de tecnologias educacionais da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seduc), professora Carolina Oliveira, e o gerente de tecnologias educacionais, da Secretaria Municipal de Educação (Semed/Manaus), professor Austônio dos Santos, ambos egressos do PPGET.
“Parabenizo o PPGET pela programação criativa, diversa e inclusiva, que oportunizará o compartilhamento de diversas práticas. Como representante da Seduc, reforço nossa estima por esta instituição de ensino e a importância desse programa para a sociedade”, finalizou Carolina.
“A Semed tem enorme apreço por este evento, pois temos egressos do PPGET atuando em diversos postos na secretaria. Esse programa permite por meio da formação de professores, a ampliação do conhecimento refletido na sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem na rede municipal. Agradeço muito ao PPGET, pois sou egresso do curso de mestrado e digo que vocês que já estão no programa são privilegiados por estarem sob a orientação de professores tão comprometidos”, enfatizou Santos.
Programação – Além das conferências de abertura sobre o tema central do evento, ministradas pelas professoras Rosa Azavedo e Cinara Anic, no turno da manhã, a programação contou com a mesa-redonda sobre produtos educacionais, mediada pela professora Andréa Mendonça e participação de professores, alunos e egressos.
Outras atrações do primeiro dia de evento foram as apresentações culturais de alunos de escolas públicas estaduais, mostra de banners sobre produtos educacionais e lançamentos de livros.