APRESENTAÇÃO DAS TRILHAS E EIXOS

Na 10ª edição do Seta 2024, os trabalhos inscritos foram organizados em duas categorias: artigos científicos (chamados de trilhas) e relatos de experiência (chamados de eixos).

A escolha por nomear as trilhas com nomes de rios amazônicos é uma homenagem à diversidade e riqueza da região. Assim como os rios confluem, formando a maior bacia hidrográfica do mundo, os artigos científicos, de diversas áreas do conhecimento, se unem para construir um panorama abrangente das pesquisas em ensino tecnológico. O Rio Solimões, por exemplo, representa a força e a história da colonização, enquanto o Rio Negro simboliza a adaptação e a diversidade da fauna e da flora amazônica.

Já os eixos, representados pelos povos indígenas, são um reconhecimento aos verdadeiros guardiões da floresta e um manifesto de apoio às suas lutas, visto que carregam em si a sabedoria ancestral e a conexão profunda com a natureza, inspirando nossas ações em prol da sustentabilidade e da justiça social.

Ao escolher esses nomes, o Seta 2024 busca não apenas organizar os trabalhos, mas também promover um diálogo sobre a importância da Amazônia e de seus povos, convidando a todos a refletir sobre o papel da educação e da tecnologia na construção de um futuro mais justo e sustentável.

TRILHAS PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

  • Trilha Rio Solimões: Abrange conteúdos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); CTS e Ambiente (CTSA); Letramento e Alfabetização Científica; Divulgação Científica; Educação do Campo, Educação Ribeirinha na Amazônia.
  • Trilha Rio Negro: Abrange conteúdos sobre as Diversidades Culturais: educação especial, experiências pedagógicas inclusivas advindas dos diferentes atores escolares, problemáticas que envolvem questões étnico-raciais, linguísticas, culturais e de gênero, em espaços escolares nas suas múltiplas dimensões. Desafios da educação para a diversidade, considerando avanços e possibilidades neste campo.
  • Trilha Rio Juruá: Abrange conteúdos sobre aspectos relacionados à Formação de Professores desde a formação inicial à formação continuada, inclui políticas de formação, tendências, abordagens teórico-metodológicas no processo de formação, práticas no contexto formativo, aspectos históricos da profissionalização, desafios contemporâneos para formação docente, formação como prática crítica-reflexiva; Currículo e políticas públicas. Processos e Estratégias de Ensino e Aprendizagem.
  • Trilha Rio Purus: Abrange conteúdos sobre trabalhos que demonstrem processos que vão desde a concepção até a aplicação prática do Produto Educacional. Aspectos de avaliação, validação e inserção social do produto. Produto Educacional como processo e recurso para sala de aula e formação de professores.

 

EIXOS PARA SUBMISSÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Eixo Kaiowá: Inclui relatos de experiência cuja temática é a Formação de Professores.
  • Eixo Yanomami: Inclui relatos de experiência que registram Processos de Ensino.
  • Eixo Xavante: Inclui relatos de experiência que descrevem aplicações de Produtos e Tecnologias Educacionais.

 

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. A submissão de trabalhos dar-se-á nas categorias de Artigo Científico Completo e/ou Relato de Experiência, respeitando uma das trilhas/eixos do evento, que deve ser indicada no momento da submissão.
  2. O Artigo Científico e/ou Relato de Experiência deverá ser submetido por meio da plataforma de submissão do SETA: http://ocs.ifam.edu.br/.

       No link disponibilizamos o Tutorial de Submissão de Artigo Científico e/ou Relato de Experiência nesta plataforma.    Link: https://docs.google.com/presentation/d/1b23I4nLV_l7wqbiffbEfuWG01a8l5r5z/edit#slide=id.p1 

  1. Cada trabalho poderá conter até quatro autores, obrigatoriamente, inscritos no evento.
  2. Cada autor(a) pode submeter até 1 (um) trabalho, independentemente da categoria. No caso de co-autor(es), não haverá limite para submissão de trabalhos.  Na fase de submissão, o arquivo do Artigo Científico Completo e/ou Relato de Experiência deverá ser enviado sem as informações de identificação dos autores (nomes, e-mails, instituições etc.) ou outras informações que possam identificar a autoria. É importante excluir qualquer identificação nas propriedades do arquivo. Essas informações deverão ser incluídas apenas nos metadados da plataforma de submissão e no arquivo da versão final do artigo ou relato aprovado.
  1. Artigos Científicos Completos e Relatos de Experiência deverão seguir as normas da ABNT vigentes e utilizar o template (.DOC ou .DOCX) disponíveis nos links abaixo (Obs.: Não pode enviar em formato .pdf):
    • Template para Artigo Científico disponível no Link.
    • Templatepara Relato de Experiência disponível no Link.
  2. Ao serem comunicados sobre a aprovação, os autores devem ficar atentos às novas informações referentes à apresentação, via e-mail, bem como as informações disponibilizadas no menu da Comunicação Oral (site do SETA/PPGET:  https://ppget.ifam.edu.br/w_seta_novo/) 
  3. Com a aprovação dos Artigos e Relatos, será enviado ao autor os documentos exigidos para comunicação oral via e-mail.
  4. A versão final do Artigo Científico Completo ou Relato de Experiência deverá estar formatada utilizando o template .DOC, ou .DOCX disponibilizado pelo evento (Obs.: Não pode enviar em formato .pdf).
  5. Trabalhos submetidos na categoria de Artigo Científico Completo deverão ter de 6 a 10 páginas, contendo, obrigatoriamente, os itens: título, autores (somente na versão final), instituição de afiliação de cada autor (somente na versão final), entidades financiadoras (se aplicável), resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), referências, tabelas (se aplicável) e figuras (se aplicável).
  6. Trabalhos submetidos na categoria de Relato de Experiência deverão ter entre 3 a 6 páginas. O texto deve conter introdução (descrição e objetivo de uma dada experiência formativa e/ou de ensino, objetivos da vivência), atividades realizadas (metodologias empregadas para realizar a experiência, incluindo descrição do contexto e/ou procedimentos, público-alvo, local, técnicas, ferramentas, instrumentos, procedimentos utilizados e como para análise e tabulação dos dados foram tabulados e analisados), considerações finais (refletir sobre os resultados alcançados, bem como as fragilidades e as lacunas encontradas que ficaram em aberto para novas pesquisas que sejam significativas para a área de estudos em questão) e referências. Os dados do(s) autor(es) devem ser inseridos apenas na versão final.
  7. Trabalhos submetidos como, Artigo Científico Completo e/ou Relato de Experiência aceitos pela Comitê Técnico-Científico participarão da apresentação oral, que será mediada por um membro da comissão organizadora do evento, conforme dia e horário informados na programação do evento (consulte o site oficial do SETA na página do PPGET/IFAM – https://ppget.ifam.edu.br/w_seta_novo/). Os autores serão comunicados por meio de uma carta encaminhada para o e-mail do primeiro autor.
  8. O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo/relato, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo/relato não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A comissão organizadora não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
  9. Os trabalhos devem estar de acordo com as normas estabelecidas, trilhas ou eixos, sob pena de não serem considerados à avaliação para participação no evento.
  10. A comissão organizadora não se responsabilizará por informações cadastradas incorretamente no preenchimento dos dados de inscrição online.

 

AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DOS TRABALHOS

  • Os trabalhos submetidos ao 10º Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas – Seta 2024 passarão por um processo de julgamento, do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do(s) autor(es) não são do conhecimento dos avaliadores. O processo de avaliação dos trabalhos é às cegas, portanto, ao submeter seu trabalho na primeira fase não inclua no arquivo, nome dos autores, instituições aos quais estão vinculados, ou e-mails, inclua apenas a titulação máxima. Essas informações devem ser fornecidas apenas nos metadados da plataforma de submissão e na versão final do trabalho;
  • Todos os Artigos/Relatos submetidos passarão por um duplo filtro de avaliação. O primeiro é realizado pela Comissão Organizadora do evento para verificar as normas e requisitos deste regulamento. Em seguida, serão encaminhados para a avaliação de dois pareceristas do Comitê Técnico-Científico. Caso os avaliadores apresentem pareceres discordantes, o Artigo/Relato será enviado a um terceiro parecerista.
  • Os trabalhos que necessitarem de correções serão devolvidos aos autores para modificações, sendo informado o prazo para ajustes.
  • Correções solicitadas que não forem encaminhadas no prazo estipulado poderão resultar na recusa do trabalho. A revisão final do artigo/relato ficará a cargo dos autores. A comissão não se responsabiliza pela revisão gramatical dos trabalhos.
  • Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios: contribuição significativa para a temática ou eixo do evento, coerência na fundamentação teórica, atualização da bibliografia, e clareza na descrição dos objetivos, do método de experimentação e da análise dos resultados, ética acadêmica e conformidade com as normas da ABNT vigentes.
  • O Artigo/Relato encaminhado deve ser anônimo, sem possibilidade de identificação dos autores no texto, de acordo com as diretrizes deste Regulamento. Caso não atenda tais exigências será rejeitado. Se o artigo/relato for aceito, será solicitada a versão completa do trabalho com todas as informações suprimidas.
  • O Artigo/Relato deve seguir o template do evento, não identificar sua trilha/eixo e/ou apresentar problemas de formatação com relação ao uso de tabelas e quadros e/ou falta de resolução nas figuras (dos artigos) poderão ser rejeitados.
  • Os Relatos de Experiência devem ser objetivos, concisos e não devem vir acompanhados de imagens que contenham exposição de pessoas, garantindo o direito à preservação da imagem e da identidade de participantes.

 

TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL

Artigo Científico e Relato de Experiência

  • Os/As participantes deverão estar atentos para que as apresentações estejam de acordo com a formatação recomendada. O/A apresentador/a desta modalidade apresentará o seu trabalho de acordo com a sala temática que for designada, respeitando o tempo definido para apresentação.
  • Equipamentos como computador e projetor de imagem serão de responsabilidade da instituição organizadora do evento. Os autores deverão seguir as orientações do template disponibilizado para a Comunicação Oral. A apresentação deverá ser encaminhada para o e-mail da comissão de submissão (submissao-seta.cmc@ifam.edu.br) no prazo de uma semana, conforme cronograma informado no site oficial do evento e neste regulamento. Os autores serão informados via e-mail sobre os prazos, conforme o cronograma do evento, bem como, das salas disponibilizadas para as apresentações da Comunicação Oral dos Artigos e Relatos. É obrigatório inserir no campo “assunto” do e-mail a categoria em que fez a submissão do artigo ou relato.
  • A apresentação será mediada por um membro da comissão organizadora do evento ou convidado. As apresentações serão realizadas no dia 28/11/2024 de 8h às 12h e 14h às 17h nas dependências do IFAM/CMC. Cada autor terá 10 minutos para apresentação.
  • É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores para participação na sessão oral, no horário da exposição do trabalho, conforme programação do evento. Esse é um requisito obrigatório para a certificação de todos os autores e publicação nos Anais do Seta 2024.
  • Para trabalhos aceitos, todos os autores deverão estar, obrigatoriamente, inscritos no evento Seta 2024.
  • Os trabalhos aprovados pelo Comitê Técnico-Científico serão selecionados para apresentação oral que devem ser entregues com a formatação exigida. É necessário que o autor fique atento ao e-mail, pois este é o meio de comunicação utilizado pela organização do evento onde os autores receberão informações e orientações sobre a submissão do artigo/relato.
  • Os trabalhos aprovados comporão os Anais do Seta 2024, a partir dos critérios definidos como: tema delimitado, apresenta objeto/realidade investigados; relevância social e pertinência para a área de estudo; organização lógica de ideias (introdução, desenvolvimento e conclusão); procedimentos metodológicos detalhados; técnica de análise; resultados e discussão coerente com a proposta de investigação.

 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

  • Os Artigos Científicos e Relatos de Experiência aprovados pelo Comitê-Científico comporão os Anais do evento e serão divulgados na página oficial do Seta 2024 e no sistema de submissões (http://ocs.ifam.edu.br/).

 

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

PERÍODO

ATIVIDADE

26/08/2024 a 20/11/2024

Período de inscrição

26/08/2024 a 11/10/2024

Período de submissão de artigos científicos e/ou relatos de experiência.

11/11/2024 a 20/11/2024

Período de envio das versões finais dos artigos e relatos.

18/11/2024

Divulgação dos artigos científicos e/ou relatos de experiências aprovados. 

21/11/2024 a 24/11/2024Organização dos trabalhos para Comunicação Oral (Publicação no site).

20/11/2024

Divulgação dos artigos científicos e/ou relatos de experiências selecionados para apresentação no evento.

18/11/2024 a 22/11/2024

Prazo para envio das apresentações orais.

27, 28 e 29/11/2024

Seta 2024

  

As datas informadas no cronograma acima poderão sofrer alterações, portanto acompanhe as informações disponibilizadas neste site e nas redes sociais do PPGET/IFAM.

Redes Sociais (Instagram e Facebook) do PPGET:  @ppgetifam

Os casos omissos neste regulamento serão analisados e deliberados pela comissão organizadora do evento.