TRILHAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Nesta edição do 9º Simpósio de Ensino Tecnológico no Amazonas,  optamos por chamar de trilhas os trabalhos inscritos na categoria artigo científico e a categoria relatos de experiência nomeamos de eixos. A escolha por nomear as trilhas com nomes de Rios Amazônicos, relaciona-se à contribuição que eles, confluindo, tornam essa terra próspera e fecunda. 

O Rio Solimões, por exemplo, é a maior hidrovia do Estado por onde navegaram seus colonizadores. Seu nome é derivado dos povos que tanto o defenderam e lutaram contra a invasão. Já o Rio Negro, na época das chuvas,  é o caudaloso rio da margem direita do Rio Amazonas. Dança conforme o ritmo das chuvas e carrega em sua cor um pouco das árvores que o cerca. O Rio Juruá é a maior hidrovia no sudoeste do Estado, e deságua no Rio Solimões. Enquanto o Rio Purus, mostra todas as belezas amazônicas em suas curvas. Suas águas barrentas carregam riquezas e muitas disputas.

Quanto a escolha por nomear os eixos dos relatos de experiência com nomes dos Povos Indígenas, é um manifesto de reconhecimento aos verdadeiros donos do território amazônico e, um apoio às lutas que têm sido travadas por esses povos desde os tempos da colonização europeia até os dias atuais.

TRILHAS PARA ARTIGO

  • Trilha Rio Solimões: Abrange conteúdos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); CTS e Ambiente (CTSA); Letramento e Alfabetização Científica; Divulgação Científica.
  • Trilha Rio Negro: Abrange conteúdos sobre Diversidades Culturais; Relações Étnico-raciais; Educação Inclusiva/Especial; Educação do Campo e Sociedades Amazônicas.
  • Trilha Rio Juruá: Abrange conteúdos sobre Trabalhos Docentes; Formação de Professores; Processos e Estratégias de Ensino e Aprendizagem; Currículo e Políticas Públicas.
  • Trilha Rio Purus: Abrange conteúdos sobre Produtos Educacionais e Tecnologias Educacionais; Produtos Educacionais e Tecnologia da Palavra; Produtos Educacionais e Tecnologia da Concepção; Produtos Educacionais e Tecnologias Sociais.

EIXOS PARA RELATO

  • Eixo Kaiowá: Incluem-se os relatos de experiência cuja temática é a Formação de Professores.
  • Eixo Yanomami: Incluem-se os que registram Processos de Ensino.
  • Eixo Xavante: Incluem-se aqueles que descrevem aplicações de Produtos e Tecnologias Educacionais.

 

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  1. A submissão de trabalhos dar-se-á nas categorias de  Artigo Científico Completo e/ou  Relato de experiência, respeitando uma das trilhas/eixos do evento, que deve ser indicada no momento da submissão.
  2. O Artigo Científico e/ou Relato de Experiência deverão ser submetidos por meio da plataforma de submissão do SETA: http://ocs.ifam.edu.br/.
    • Tutorial de Submissão (Em breve será divulgado)
  3. Cada trabalho poderá conter até quatro autores, obrigatoriamente, inscritos no evento;
  4. Cada autor(a) pode submeter até 01 (um) trabalho, independentemente da categoria. No caso de co autor (es), não haverá limite para submissão de trabalhos;  
  5. Na fase de submissão, o arquivo do artigo científico completo e/ou relato de experiência deverá ser enviado sem as informações de identificação dos autores (nomes, e-mails, instituições etc.). Estas informações deverão ser incluídas apenas nos metadados da plataforma de submissão e no arquivo da versão final do artigo aprovado.
  6. Artigos científicos completos e relatos de experiência deverão seguir as normas da ABNT vigentes e utilizar o template (.DOC ou .DOCX) disponíveis nos links abaixo: 
    • Template para Artigo Científico disponível neste Link.
    • Template para Relato de experiência disponível neste Link.
  7. Ao serem comunicados da aprovação, os autores devem ficar atentos às novas informações referente à apresentação, via e-mail e atualização do site. 
  8. A versão final do artigo científico completo ou relato de experiência deverá estar formatado utilizando o template .DOC, ou .DOCX disponibilizado pelo evento;
  9. Trabalhos submetidos na categoria de Artigo Científico Completo deverão ter de 6 a 10 páginas, contendo, obrigatoriamente, os itens: título, autores (Somente na versão final), instituição de afiliação de cada autor (Somente na versão final), entidades financiadoras (se aplicável), resumo, palavras-chave, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão, agradecimentos (opcional), referências, tabelas (se aplicável) e figuras (se aplicável);
  10. Trabalhos submetidos na categoria de Relato de Experiência deverão ter entre 2 a 5 páginas e apresentar os dados cadastrais do autor (Somente na versão final), dados da experiência, objetivos da experiência, procedimentos, recursos utilizados e resultados.
  11. Alguns trabalhos submetidos como, artigo científico completo e/ou relato de experiência aceitos para o evento serão selecionados para a apresentação oral no IFAM campus centro, que será mediado por um membro da comissão organizadora do evento, conforme dia e horário informados na programação do evento. 
  12. Os trabalhos que não corresponderem às normas, aos objetivos do evento e às trilhas ou eixos serão automaticamente rejeitados e o mérito científico não será avaliado.

AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DOS TRABALHOS

  • Os trabalhos submetidos ao 9º Simpósio em Ensino Tecnológico no Amazonas – SETA 2023 passarão por um processo de julgamento do tipo blind peer review (julgamento cego por pares), no qual a identidade e a afiliação institucional do(s) autor(es) não são do conhecimento dos avaliadores; O processo de avaliação dos trabalhos é às cegas, portanto, ao submeter seu trabalho na primeira fase não inclua no arquivo, o nome de autores e/ou instituições aos quais os autores estão vinculados, ou e-mails, inclua apenas a titulação máxima. Estas informações devem ser fornecidas apenas nos metadados da plataforma de submissão e na versão final do trabalho;
  • A avaliação é realizada por pareceristas com reconhecida contribuição científica na área. Você pode ter acesso ao Comitê Científico do Evento através deste link (Em breve);
  • Cada trabalho será avaliado por três pareceristas. Para ser aprovado, é necessária a aprovação de pelo menos dois. Os trabalhos serão avaliados quanto aos aspectos de ética acadêmica; respeito às normas da ABNT; grau de efetiva contribuição para a temática/eixo temático do evento; grau de inovação da pesquisa; coerência da fundamentação teórica; bibliografia atualizada; articulação entre objetivos; contextualização e resultados esperados/obtidos; clareza na descrição dos objetivos e do método para experimentação, assim como na descrição da análise dos resultados;
  • Os autores dos trabalhos que necessitarem de correções para apresentação (devolução ao autor para modificações) serão informados automaticamente com prazo para reenvio;
  • Correções solicitadas e não realizadas dentro do prazo poderão ser razões para recusa do trabalho; 
  • Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas, objetivos do evento e eixos temáticos serão automaticamente rejeitados e o mérito científico não será avaliado;
  • Resumos com erros ortográficos e gramaticais que necessitarem de correções e alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão de avaliação de trabalhos.

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

Os artigos científicos e relatos de experiência aprovados comporão os anais do evento e serão divulgados na página oficial do SETA 2023 e no sistema de submissões (http://ocs.ifam.edu.br/), desde que cumpram os itens abaixo:

  • Mérito científico;
  • Autores inscritos no evento;
  • Exposição do artigo científico ou relato de experiência, seguindo as orientações descritas nesta normativa.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

Artigos científicos completos

  • Os artigos científicos completos aprovados para o SETA 2023,  deverão ser entregues com a formatação exigida no template oficial do evento. Alguns trabalhos serão selecionados para a apresentação oral de forma presencial no IFAM, Campus Manaus Centro. É necessário que o autor fique atento ao e-mail, pois este é o meio de comunicação utilizado pela organização do evento.
  • Esta apresentação será mediada por um membro da comissão organizadora do evento ou convidado. As apresentações serão realizadas de 9h às 12h e 14h às 17h  do dia 23/11/2023.
  • É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores para participação na sessão oral no horário da exposição do trabalho, conforme programação do evento. Este é um requisito obrigatório para a certificação de todos os autores e publicação nos Anais do SETA 2023;
  • Para trabalhos aceitos no SETA 2023, todos os autores deverão estar, obrigatoriamente, inscritos no evento.

Relatos de experiências

  • Os relatos de experiências deverão ser entregues com a formatação exigida no template oficial do evento. Alguns trabalhos serão selecionados para a apresentação oral de forma presencial no IFAM, Campus Manaus Centro. É necessário que o autor fique atento ao e-mail, pois este é o meio de comunicação utilizado pela organização do evento.
  • As apresentações dos relatos de experiências serão realizadas de 9h às 12h e 14h às 17h  do dia 23/11/2023, conforme programação
  • É obrigatória a presença de pelo menos um dos autores para participação na sessão oral no horário da exposição do relato, conforme programação do evento. Este é um requisito obrigatório para a certificação de todos os autores e publicação nos Anais do SETA 2023;
  • Para trabalhos aceitos no SETA 2023, todos os autores deverão estar, obrigatoriamente, inscritos no evento.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO SETA 2023

PERÍODO*

ATIVIDADES

09/08/2023 a 23/10/2023

Período de inscrição para ouvintes.

09/08/2023 a 25/09/2023 

Período de submissão de artigos científicos e/ou relatos de experiências

09/08/2023 a 09/10/2023 

Período de submissão de artigos científicos e/ou relatos de experiências

06/11/2023

Divulgação dos artigos científicos e/ou relatos de experiências aprovados

06/11/2023 a 10/11/2023

Prazo para o envio das versões finais dos trabalhos

10/11/2023

Divulgação dos artigos selecionados para apresentação no evento.

*As datas poderão sofrer alterações.