Conferência de Abertura |  Dia 18/11/2020

Palestrante: Profª. Drª. Ivanise Rizzatti
Mediador: Prof. Dr. Tarcísio Serpa Normando

Objetivo: Promover um espaço de discussão, reflexão e troca de experiências sobre a elaboração de produtos educacionais e sua inserção social na Educação Básica e Superior, assim como sobre os processos e metodologias envolvidos, o impacto social e as limitações que precisam ser superadas tanto em termos metodológicos empregados na elaboração, como também na socialização e inserção junto ao público-alvo que se destina.

Tema: “Produto Educacional – Perspectivas para o Ensino”.

   

A Profª. Drª. Ivanise Rizzatti possui graduação em Bacharelado em Química e Química Tecnológica (2000) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Mestrado (2003) e Doutorado (2007) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina.  Atualmente é professora doutora nível IV da Universidade Estadual de Roraima. Tem experiência na área de Química, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Ensino de Química, Divulgação Científica, Espaços não formais e Educação Ambiental com menor ênfase em análise de metais em amostras ambientais e monitoramento de indicadores de qualidade de água.  É coordenadora adjunta dos Programas Profissionais da área de Pós-Graduação em Ensino na CAPES (2018-2022).

Conferência de Encerramento |  Dia 19/11/2020

Palestrante: Prof. Dr. Attico Inacio Chassot
Mediadora: Profa. Dra. Rosa Oliveira Marins Azevedo
Objetivo: Refletir sobre possibilidades e desafios da construção de produtos educacionais para a alfabetização científica de alunos da Educação Básica.
Tema: “Produtos educacionais:  Possibilidades e desafios para a alfabetização científica na Educação Básica”.

O Prof. Dr. Attico Inacio Chassot Licenciado em Química (UFRGS, 1965), Mestre Educação (UFRGS, 1976) e Doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994). Tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002).  É professor Titular (aposentado) do Instituto de Química da UFRGS. Atualmente é professor e pesquisador Orientador de doutorado na REAMEC – Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor visitante Sênior da UNIFESSPA/Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará com atividades no PPGECM/ Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Enquanto professor já esteve para cursos e/ou palestras em todos estados do Brasil e em alguns países.

Mesa-redonda | Dia 18/11/2020

Horário: 14h às 15h30
 

Tema: “Os desafios da criação de produtos educacionais em programas de mestrados profissionais da Região Norte e outras realidades contemporâneas.

Objetivo:  Discutir e refletir sobre os desafios da elaboração de produtos educacionais da Região Norte e outras realidades da contemporaneidade.

Mediador: Prof. Dr. Nilton Paulo Ponciano

Convidados (as):
Profª. Drª. Tânia Araújo Jorge

Formada em Medicina pela UFRJ (1980 ) e Pesquisadora Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz desde 1983. Concluiu Mestrado e Doutorado em Ciências (Biofísica) pela UFRJ e fez Pós-doutorado em 1989-90 na Bélgica (ULB) e na França (Inserm). Atua no desenvolvimento de materiais educativos e de tecnologias sociais articulando ciência, arte, saúde e alegria.

Profª. Drª. France Fraiha Martins

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo CESUPA (1995). Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pelo PPGECM/IEMCI/UFPA. É docente do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas, atuando na linha de pesquisa Formação de Professores para o Ensino de Ciências e Matemática.

Profª. Drª. Andréa Pereira Mendonça

Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Professora do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) desde 1998.