By: Administrador PPGET extensão -- Publicado em: 09/11/2018 14:52

Trabalho de Extensão com estudantes do ensino fundamental é realizado pelo Grupo URNAEA frente as nascentes do Mindú

No dia 31 de outubro de 2018, o grupo de pesquisa Utilização de Recursos Naturais Amazônicos no Processo de Ensino e Aprendizagem (URNAEA), pertencente ao Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET/IFAM), realizou a atividade intitulada: “URNAEA INTINERANTE” com a realização de palestras e oficinas pedagógicas no Parque Municipal Nascentes do Mindú, localizado na Rua Andorinha – Cidade de Deus, Manaus – AM.
O evento foi organizado pelos docentes Dr. Jean Dalmo de Oliveira Marques, Dra. Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena e Dra. Lucilene da Silva Paes pertencentes ao corpo docente do Mestrado Profissional e Ensino Tecnológico MPET/IFAM. As atividades realizadas foram:
1) Palestras sobre o ensino de solo (Responsável: Alexandre Nicolette Sodre de Oliveira, egresso do MPET)
2) Oficina: Análise da qualidade de água (Responsável: Emily Silva Gomes dos Santos, egressa do MPET)
1) Oficina: Isolamento de microrganismos (Responsáveis: Afonso Santos de Souza (aluno do MPET) e Ana Graziela Gomes Travassos (aluno da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM);
3) Oficia: Uso de plantas medicinais (Responsáveis: Henrique Oliveira Lima (aluno do MPET), Naylana Melo de Souza e Juliana Grangeiro Reis (alunas da Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM).
O local onde a atividade foi realizada é uma reserva distante da zona central da cidade apresenta uma exuberante vegetação e inúmeras nascentes que deve ser preservada com urgência. Várias escolas do ensino fundamental e médio participaram do evento demonstrando grande interesse pelas atividades realizadas.
O objetivo do grupo de pesquisa é participar em 2019 de um circuito de ciência levando o projeto “URNAE ITINERANTE” nos diversos parques municipais existentes na cidade de Manaus, integrando as escolas do entorno desses ambientes.
Confira alguns registros da atividade: