By: Administrador PPGET Internacionalização -- Publicado em: 30/11/2018 19:06

Professora do MPET organiza dois livros que tratam sobre Internacionalização dos Institutos Federais de Educação

Profa. Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, professora permanente do MPET, organizou dois livros que tratam sobre Internacionalização dos Institutos Federais de Educação. Os livros fazem parte de uma coleção que tem por objetivo ampliar as discussões sobre o processo de internacionalização dos institutos que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica,  proporcionando à comunidade acadêmica, professores, pesquisadores, alunos, gestores de institutos federais e universidades,  e interessados em geral, uma ampla visão da multiplicidade de aspectos que permeiam esse processo.
A coleção está composta, inicialmente, por dois volumes e conta com a participação de professores de línguas e outros profissionais representantes de vários Institutos Federais, do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais que compartilham suas experiências, desafios e iniciativas,  por meio de significativas reflexões e a sinalização de boas práticas que podem inspirar outras instituições.
Volume 1 – A Internacionalização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: fundamentos, ações e perspectivas
Este volume da coleção evidencia o processo de internacionalização da Rede Federal, contextualizando ações, iniciativas e desafios enfrentados pelos profissionais, tanto os que atuam na assessoria de relações internacionais de alguns institutos como dos docentes que promovem o ensino-aprendizagem e línguas como uma estratégia para fomentar as práticas e políticas internacionais.

Volume 2 – A institucionalização dos Centros de Línguas na Rede Federal: desafios e boas práticas

Esta coletânea de textos foi organizada com o objetivo de apresentar um diagnóstico do cenário atual dos Centros de Línguas/Idiomas e destacar o papel desses espaços formativos como estratégia de internacionalização, no âmbito dos Institutos Federais.
O leitor vai encontrar um conjunto de artigos que tratam sobre o processo de institucionalização das Centrais de Línguas da Rede Profissional Tecnológica e o papel desses espaços formativos como estratégia de internacionalização. A obra visa contribui para o levantamento de dados concernentes ao tema, destacando o cenário atual de implantação,  contextualização, fundamentos e boas práticas que estão sendo realizadas em diferentes institutos federais do Brasil.

O lançamento da coleção Internacionalização dos Institutos Federais de Educação, organizada pela Professora Dra. Iandra Maria Weirich da Silva Coelho,  visa comemorar os dez anos de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.