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By: Andrea Mendonca Prática Profissional -- Publicado em: 23/07/2020 16:06

Prática Profissional de Kátia Cilene de Oliveira Silva

Com este post estamos inaugurando o relato das práticas profissionais desenvolvidas pelos alunos do PPGET e que culminam com a aplicação e validação de seus respectivos produtos educacionais. 

Criamos uma página dedicada a este propósito em 2020 e estamos trabalhando no resgate das práticas profissionais realizadas a partir de 2019, ano mais recente a criação da página. Cabe destacar que desde a primeira turma, em 2014, a prática profissional é uma atividade realizada pelos nosso alunos. 

Neste post vamos apresentar um sucinto relato da prática profissional da mestranda Kátia Cilene de Oliveira Silva, orientanda da Profa. Dra. Elaine Maria Bessa R. Guerreiro, a qual apresentou, perante os participantes de sua amostra de pesquisa, sua proposta de Produto Educacional para fins de validação e feedback dos mesmos. 

A aplicação foi realizada nos dias 5, 6 e 10 de dezembro de 2019, nas dependências da Escola SENAI Antônio Simões, com os 30 professores que responderam ao questionário de pesquisa “Educação inclusiva na educação profissional: programa SENAI de ações inclusivas – PSAI” no contexto do SENAI AM” e a Coordenadora Nacional do PSAI SENAI DN – Departamento Nacional do SENAI.

O material didático/instrucional, resultante da pesquisa da autora, foi uma proposta de um guia de orientações para os professores que atuam na educação profissional do SENAI/AM, mas que pode ser aplicado em todas as escolas do SENAI do Brasil. O título provisório do guia é: “Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o PSAI: com ênfase no ensino à alunos com deficiência”.

A explanação do guia foi conduzida no dia 05/12/19 no período matutino de 08:00h às 12:00h e dia 06/12/19 no período vespertino de 14:00h às 18:00h, para alcançar todos os participantes de acordo com suas disponibilidades. Nestes dias, foi abordado detalhadamente a estrutura e o conteúdo do Guia, contextualizando suas unidades formativas, com ênfase no diálogo sobre a relevância da temática para sua formação continuada voltada para Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

No dia 10/12/2019 também foi pela manhã de 08:00h às 12:00h e a tarde de 14:00h às 18:00h, em que os professores foram convidados a responder uma Ficha de Validação do Produto Educacional, na qual foi registrada o perecer de cada professor. Essa ficha de avaliação era composta de 10 itens, referentes aos itens do Guia, pontuados na Escala Likert num continuum de Discordo até Concordo em quatro itens.

Os resultados da ficha de avaliação apontaram que, em média, 83% dos respondentes concordaram que as informações disponíveis no guia podem contribuir para sua formação continuada como docente no ensino para pessoas com deficiência, e 17%, concordaram parcialmente com a estrutura e conteúdo do guia apresentando sugestões. As sugestões pontuadas pelos docentes foram levadas em consideração na revisão e conclusão do guia, que será apresentado a banca Examinadora de Dissertação pela ocasião da Defesa, no segundo semestre de 2020.