By: Andrea Mendonca Inserção Social -- Publicado em: 12/11/2021 10:30

Mestranda do PPGET promove roda de conversa com licenciandos do IFAM e docentes da rede pública estadual do Amazonas

A mestranda Ildeneti de Jesus Alves Costa, orientanda da Profa. Dra. Rosa Oliveira de Marins Azevedo, realizou uma roda de conversa com alunos do 6º Período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFAM e docentes da Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, na tarde desta quarta-feira, dia 10.11.21. A roda de conversa fez parte das atividades desenvolvidas na disciplina Metodologia do Ensino de Biologia, ministrada pela Profa. Dra. Cinara Calvi Anic, na qual a mestranda realiza Estágio Docência.

Ildeneti, em sua pesquisa no Mestrado em Ensino Tecnológico, discute o Desenvolvimento Profissional Docente Centrado na Escola numa perspectiva colaborativa. Este compreende a escola como centro formativo da docência/formação dentro da profissão, em que as propostas de formação voltadas aos docentes são construídas em colaboração com os professores, considerando seu contexto de trabalho e suas necessidades formativas.

Na roda de conversa, os licenciandos e os docentes da referida escola dialogaram sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordando percepções, compreensões, dúvidas e receios em relação à sua implantação. Também refletiram sobre os desafios de ser professor de Ciências da Natureza e suas tecnologias na rede pública estadual. O encontro constituiu-se, na visão da mestranda, dos licenciandos e professores, como um rico momento de aprendizagem colaborativa entre escola pública e Instituição de Ensino Superior formadora de professores.