• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 16/07/2021 18:06

Egresso do PPGET Pesquisa História de Vida de Professores de Manaus

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico- PPGET, Me. João da Costa Cavalcante Filho, tem buscado reflexões sobre formação de professores desde a sua passagem pelo Mestrado Profissional do IFAM. Atualmente, o egresso do Programa aprovou um projeto intitulado HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES: MEMÓRIAS, IMAGENS E COTIDIANO NA ESCOLA ESTADUAL PROF. ANTENOR SARMENTO PESSOA. A pesquisa tem a intenção de compreender as ‘vozes’ de professores/as como pessoas e profissionais comprometidos com o ensino básico, valorizando a pessoa e a vida profissional de professores/as que atuam, prioritariamente, no ensino fundamental e médio.

A pesquisa terá o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas- FAPEAM, que aprovou o projeto por meio do Edital n. 004/2021 – PCE, e terá a participação de professores e estudantes da escola pública estadual do Amazonas, Prof. Antenor Sarmento Pessoa, que  trabalharão a ressignificação de suas práticas pedagógicas, ao mesmo tempo em que terão oportunidade de problematizar seus itinerários de vida pessoal/social, destacando a escolha pela docência na interação com outras instituições, como a família, igreja etc. O projeto procura demonstrar que as narrativas de histórias de vida de professores/as contribuem para a implementação da formação docentes, com ênfase no espaço da escola, para que, assim, possa proporcionar momento de formação e autoformação em processos de descoberta de ‘si’, dos colegas professores/as e os próprios destinatários do trabalho pedagógico: os discentes.

O PPGET parabeniza o Me. João da Costa Cavalcante Filho pela aprovação do projeto e deseja muito sucesso na pesquisa!

Saiba mais sobre o trabalho de pesquisa de João Cavalcante, desenvolvido no Mestrado em Ensino Tecnológico.

Dissertação: “Narrativas de Professores da Educação de Jovens e Adultos: Retrato do CEJA Jacira Caboclo” / Produto: Caderno de Oficinas Pedagógicas para a Formação Continuada de Professores de EJA