By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 11/01/2023 10:57

Mestranda e docente do PPGET publicam artigo no CONEDU 2022

A Mestranda Suzy Aparecida Batista de Castro, publicou o texto “A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS” em co-autoria com o Dra. Maria Lúcia Tinoco Pacheco. O trabalho visa analisar as discussões e debates acerca da flexibilização curricular no recorte da educação inclusiva e de sua relevância da formação docente. Adota o seguinte questionamento central: É possível que o enfoque do tema na formação dos docentes implique alterações significativas nas práticas pedagógicas? Adotaremos como procedimento metodológico, nesse trabalho de natureza qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental, baseada em trabalhos sobre o tema como instrumentos legais, livros, teses e artigos científicos. Estes últimos com marco temporal dos últimos 5 anos. Os instrumentais técnicos utilizados serão o pensamento analítico, reflexivo e crítico sobre os pontos elencados. Os resultados pretendem revelar a importância da flexibilização curricular no espaço da formação de professores, na perspectiva de que o profissional formado esteja apto a atuar nesse contexto educacional de modificações constantes. Envolvendo em tal aspecto a noção de oportunidade para educadores repensarem sua formação, confrontando suas experiências e competências.

Após ocorrer remotamente nos dois últimos anos, o CONEDU está retomando suas atividades presenciais. A 8° edição do Congresso Nacional de Educação aconteceu em Maceió – AL, entre os dias 13 e 15 de outubro de 2022 com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas“. A partir de sua temática, o CONEDU 2022 convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional.

O Congresso Nacional de Educação – CONEDU é um espaço que permite refletir, problematizar e construir conhecimento sobre todas as vertentes abraçadas pelo congresso e é uma realização do Centro Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas – CEMEP, contando com o apoio da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ e com a organização logística da Realize Eventos Científicos & Editora.

O texto completo pode ser acessado em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89391