By: Gilmara Maquine Apresentação de trabalho -- Publicado em: 27/09/2021 15:53

Lançamento de Livro no VI SIPEQ

Houve lançamento oficial da obra “Contar-se na Formação Inicial: narrativas de licenciandos de um Instituto Federal de Educação” (ISBN 978-65-88247-24-2) no VI Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos (SIPEQ), realizado pela Sociedade Brasileira de Estudos e Pesquisas Qualitativos (SE&PQ) e Universidade Estadual Paulista (UNESP).

O e-book foi fruto do Projeto trabalhado pelo Prof. Dr. Amarildo Menezes Gonzaga na disciplina “Pesquisa e Prática Pedagógica I” com Licenciandos do IFAM, no primeiro semestre do ano de 2019, onde a doutoranda Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves estagiou durante o Mestrado Profissional do PPGET; o livro contou com o discente Augusto José Savedra Lima na revisão; e a doutora Caroline Barroncas de Oliveira (UEA) no prefácio.

A apresentação foi pertinente ao evento, pela abordagem utilizada na ocasião, que privilegiou a formação daqueles licenciandos pela via Fenomenológica do Processo de Autoria/Pesquisa (Auto)biográfica. A composição é por seis capítulos, produzidos pelos licenciandos e pelos organizadores, além da apresentação e indicação de referencial teórico para os que desejem aprofundar as leituras nessa perspectiva investigativa.

Cada capítulo dos discentes, apresenta ao seu final uma análise baseada na Identidade Narrativa e Psicobiografia, subsídio presente na dissertação de Carmen. O acesso é gratuito pelo link do repositório do IFAM: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/bitstream/4321/503/1/E-BOOK%20Narrativas%20de%20Licenciandos_completo_26mar21.pdf .