• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Andrea Mendonca Internacionalização -- Publicado em: 29/04/2021 16:18

Professora do PPGET apresenta projetos de pesquisa por vídeo conferência na Universidade de Leicester (Reino Unido)

Pelo segundo ano consecutivo, a convite do Prof. Dr. Palitha Edirisingha, a Profa. Dra. Juliana Lucena realizou apresentação de projetos de pesquisa envolvendo a contextualização do ensino de Biologia na Amazônia para alunos do curso do Mestrado Internacional em Educação, oferecido pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. 

Fruto da parceria iniciada com o trabalho “Education for Sustainability in Amazônia: contextualizing microbial diversity”, a apresentação deste ano reforçou o enfoque nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir ações inovadoras utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no âmbito do ensino de Ciências Biológicas.

Na apresentação, Profa. Juliana Lucena destacou a importância da contextualização de conteúdos com textos científicos publicados por pesquisadores do Brasil sobre a biodiversidade amazônica e sobre como as populações indígenas fazem uso sustentável dos produtos da floresta. Também foram enfatizados os produtos educacionais “Ensinando Microbiologia na Amazônia”, desenvolvido pelo Me. Afonso Souza em sua trajetória no mestrado do PPGET, e o “Jardim sensorial e saúde por meio de ABP” de Iarima Lopes, produto em fase final de desenvolvimento. Essas pesquisas buscam valorizar a produção científica sobre a floresta amazônica como forma de enriquecer as aulas e aproximar os estudantes das questões envolvidas no uso da biodiversidade, visando contribuir, ainda que de modo indireto, para os ODS – Educação de Qualidade, Saúde e Bem-estar, Consumo e Produção Sustentável, Mitigação das Mudanças Climáticas, e Vida Terrestre, dentre outros.

A vídeo conferência intitulada “Education for Sustainability in Amazônia: challenges and initiatives” foi apresentada pela plataforma Microsoft Teams no dia 26/04/2020 e, este ano, além dos mestrandos de Leicester conectados desde o Reino Unido até a China, teve também a participação dos mestrandos Iarima Lopes, Jonatas Lopes, Ana Graziela Travassos e Vânia Guida. A ideia de abrir o módulo de ensino do Mestrado Internacional em Educação da Universidade de Leicester com esse tema, teve como objetivo motivar os estudantes para a elaboração de seus projetos de dissertação. Para o PPGET, é uma oportunidade de internacionalização e divulgação dos projetos de mestrado com a possibilidade de desenvolver um trabalho de cooperação de médio e longo prazo.