By: Gilmara Maquine Integração com a comunidade -- Publicado em: 12/12/2022 17:33

E-books publicados através de parceria entre Doutorando (PPGET/IFAM) e servidor da UFC

Já estão disponíveis para leitura 2 (dois) e-books produzidos em parceria entre o estudante Alcemir Horácio Rosa, do Programa de Doutorado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas (1ª turma PPGET/IFAM) e o Técnico de Assunto Educacionais Tarcísio Melo Júnior, da UFC (Universidade Federal do Ceará).

As obras foram publicadas com os seguintes títulos: 01) Desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): identidade institucional, evasão, diagnósticos e considerações e, 2) Movimentos da EPT: contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

As obras são resultado de pesquisas realizadas sobre Formação de professores, EPT (Educação Profissional e Tecnológica), Evasão escolar, entre outros temas na área educacional.

No e-book “Desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): identidade institucional, evasão, diagnósticos e considerações”, Alcemir e Tarcísio descrevem, uma análise sobre o IFPI campus de Parnaíba, demonstrando a realidade da evasão escolar e levando em consideração o perfil dos estudantes de curso técnico, bem como suas perspectivas e necessidades. Através de um diagnóstico preciso, os autores estabeleceram uma proposta de intervenção para o processo de ensino-aprendizagem no ensino técnico da instituição evidenciada.

Já na obra “Movimentos da EPT: contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio”, os dois pesquisadores investigaram os tratamentos dados às temáticas da CTS, em especial nas áreas de ciências, em um campus do IFCE. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida por meio de revisão de literatura, bem como de análise de informações coletadas através de questionários e entrevistas aplicados com um público de 10 professores de dois cursos técnicos que atuavam no campus investigado. Os resultados da pesquisa serviram para analisar as contribuições dos docentes no tocante às práticas educativas desenvolvidas no campus, bem como sua compreensão sobre currículo integrado e movimento CTS.

Os dois pesquisadores iniciaram os debates nessas temáticas a partir de pesquisas desenvolvidas na área do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PROFEPT/IFCE) no período de 2017 a 2019, principalmente na área da educação profissional e tecnológica. Nos anos 2020, 2021 e 2022 continuaram desenvolvendo estudos com temáticas relativas à educação. A parceria entre os pesquisadores se deu através de incentivo das instituições IFAM, IFPI E UFC.

EM ANEXO, OS E-BOOKS: Desafios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT): identidade institucional, evasão, diagnósticos e considerações (https://drive.google.com/file/d/1DZVrhoU8f-iBbn6Ewjz02yHp8hB8xze_/view e,

Movimentos da EPT: contribuições da CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o currículo da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/704761/2/MOVIMENTOS%20EPT.pdf.