• (92) 3621-6732
  • sec.ppget.cmc@ifam.edu.br

|

By: Gilmara Maquine Ações PPGET novos caminhos -- Publicado em: 21/10/2021 21:03

Divulgação da Pesquisa de Mestrado para graduandos de Psicologia da UFAM

Ainda durante a pandemia da COVID-19 em 2020, o “Sombras & Símbolos”, Podcast distribuído pelo Spotify e mantido por discentes de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), convidou a então egressa do MPET, Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves para participar do Episódio 21, “Educação pelo Exemplo”.

Na ocasião, o grupo de estudos ainda utilizava o nome “JungCast Fapsi” e o episódio foi ao ar em 03 de outubro de 2020, estando disponível gratuitamente em https://open.spotify.com/episode/1jvfelhLrHCyhLKGrQSs8F .

Os membros do Sombra & Símbolos entrevistaram Carmen a respeito da Psicobiografia, Percurso Metodológico que aplica um campo da psicologia para estudar a biografia de um sujeito: área sem trabalhos divulgados no Brasil até então.

Conversaram ademais sobre como a Psicologia Junguiana pode contribuir com as pesquisas no contexto do Ensino e da Educação, ainda; na formação de professores, destarte a respeito da influência da Educação pelo Exemplo inconsciente afetando a qualidade do ensino e da aprendizagem, e o quanto ela revela da história de vida dos indivíduos partícipes do processo, através das relações manifestas entre docentes e alunos, e entre os pares.

A dissertação de Carmen, intitulada “Um estudo em Ierecê Barbosa: as contribuições pedagógicas em “O Leilão”, analisou a literatura do título da professora-pesquisadora sujeito da pesquisa, e confrontou com o arcabouço acadêmico, além de entrevistas públicas de Ierecê Barbosa para realizar o trabalho que enfocou o Processo de Individuação, a partir da emersão de Arquétipos-Complexos e Função Transcendente, para a Educação pelo Exemplo (todos tópicos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung) em “O Leilão” e na vida de Ierecê, o que na pesquisa foi chamado de “Contribuições Pedagógicas”.

O trabalho integrou a Linha 1 (“Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico”, atual “Processos para a Eficácia na Formação de Professores e no Trabalho Pedagógico em Contextos de Ensino Tecnológico”) e foi orientado pelo Professor Doutor Amarildo Menezes Gonzaga e, pode ser acessado em http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/421 .

Uma parte da pesquisa foi publicada no Periódico Ciência e Educação, da UNESP (Qualis A1), ainda em 2020 e pode ser acessado em https://www.scielo.br/j/ciedu/a/cmKsCQvbFZRxJtgtLtjnMPv/?lang=pt . Atualmente, Carmen é doutoranda da 1ª Turma do PPGET (1/2021) e segue sendo orientada pelo professor Amarildo, na mesma linha de pesquisa.