By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 23/03/2018 14:40

Aluno do MPET desenvolve Oficinas sobre uso de plantas medicinais para melhorar o ensino e aprendizagem de Botânica

O mestrando Henrique Oliveira Lima desenvolveu e aplicou duas oficinas, ambas voltadas para melhorar o ensino e aprendizagem da Botânica, nos níveis fundamentais e técnico em meio ambiente. O aluno conta que utilizou um total de 25 plantas medicinais (Coirama, Cidreira, Pobre Velho, Gengibre, Jambu, Sara Tudo, Malvarisco etc.) e que as atividades foram desenvolvidas nos espaços formais da escola e em espaços não formais. Segundo Henrique, os alunos entrevistados relatam ter dificuldades em aprender botânica. Ele explica que isso ocorre devido à complexidade dos termos e pela falta da correlação entre a teoria e prática os quais, não são bem articuladas no processo do ensino ao longo da vida escolar. Ainda ressalta que a  realidade dos livros  didáticos é  bem  diferenciada para  a região norte no qual oferece um enfoque voltado mais para outras regiões do país o que agrava exponencialmente a situação, pois o conteúdo se torna abstrato, e incompreensível para o aluno. De acordo com a Dra. Lucilene da Silva Paes, orientadora do mestrando, o diferencial das oficinas não está nas atividades em si, mas na utilização das plantas medicinais como ponte cognitiva para abordar a Botânica, pois esses vegetais estão inseridos no cotidiano do Amazonense, logo, todos já ouviram falar ou mesmo até cultivam em casa as plantas medicinais estabelecendo uma dinâmica diferenciada com o dia a dia deste aluno. Dessa forma fica mais fácil abordar os conteúdos botânicos relacionando os saberes já conhecidos dos alunos com o novo conhecimento científico.