By: Administrador PPGET Sem categoria -- Publicado em: 03/02/2020 16:42

Aluna do MPET realiza Formação sobre Educação Inclusiva para professores

A aluna do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Kátia Cilene de Oliveira Silva, realizou no dia 22/01/20 uma Formação sobre Educação Inclusiva, com carga horária de 4 horas, para um grupo de 30 professores de uma escola particular denominada de Instituto Batista Ester, situada no bairro de Petrópolis, Manaus/AM. A formação foi realizada nas dependências da própria escola. O conteúdo ministrado abordou os seguintes tópicos: a evolução da educação especial no Brasil, da exclusão à inclusão da pessoa com deficiência; as leis brasileiras de educação especial na perspectiva da educação inclusiva; o atendimento educacional especializado; o público alvo da educação especial; bem como o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiências, autismo (TEA) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na oportunidade foram realizadas atividades com os professores direcionadas para as práticas pedagógicas, estratégias de ensino, adequação de conteúdos e avaliações para alunos com necessidades educacionais especiais. Vale salientar que esta atividade está relacionada com a pesquisa da mestranda no MPET, que aborda os Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico, com foco na Educação Especial, sendo caracterizada como extensão.